Estética

Ciência faz novas descobertas sobre o envelhecimento facial

Por Redação Doutíssima 11/04/2015

Você se preocupa com o envelhecimento facial? Saiba que ele é o espelho da idade fisiológica, segundo um estudo recente divulgado na China. Os cientistas chineses criaram um mapa facial 3D capaz de prever a idade fisiológica das pessoas que, em vários casos, é muito diferente da cronológica.

 

E acredite: uma simples digitalização de imagem 3D do seu rosto é mais precisa do que um exame de sangue para determinar a sua verdadeira idade.

envelhecimento facial

Hábitos ruins do dia a dia podem causar envelhecimento precoce da pele do rosto. Foto: iStock, Getty Images

Idade cronológica e idade fisiológica

Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências identificaram que as características faciais são usadas ​​para identificar a idade fisiológica de uma pessoa. O estudo, publicado na última edição da revista Cell Research, mostra que os traços do rosto são mais confiáveis do que os perfis sanguíneos para refletir a idade e o estado geral da saúde de um indivíduo.

 

Para começar, eles analisaram 332 pessoas chinesas, com idades variando entre 17 e 77 anos.  Depois, digitalizaram seus rostos com a tecnologia de imagem 3D e recolheram amostras de seu sangue. Outros testes foram realizados para avaliar o estado de saúde de cada participante.

Após um levantamento individual de cada pessoa, a equipe de pesquisa gerou um mapa topográfico, destacando determinados marcas do envelhecimento facial para mostrar qual é a real idade de cada uma delas. Dessa forma, eles identificaram determinadas características faciais quantificáveis ​​para determinar a idade.

Eles descobriram, assim, que as pessoas da mesma idade cronológica têm diferentes idades fisiológicas. Estima-se que a diferença entre essas duas “idades” pode chegar a uma média de seis anos.

Envelhecimento facial: modelo para prever a idade

Os resultados mostram que a largura da boca, do nariz, e o espaço de separação entre eles aumentam à medida que as pessoas envelhecem. Além disso, os cantos dos olhos caem de forma mais acentuada em indivíduos com idade um pouco mais avançada.

A equipe descobriu, por exemplo, que as pessoas com menos de 40 anos são capazes de ter uma idade fisiológica seis anos mais velha ou mais nova do que a cronológica.

 

Até agora, o estudo foi focado unicamente na etnia chinesa. Eles continuam investigando, porém, se essas tendências são também comprovadas e aplicam-se a outros grupos étnicos

envelhecimento facial1

A proteção solar é um dos segredos para manter a sua pele mais jovem. Foto: Shutterstock

Como prevenir o envelhecimento facial?

Cuidar da saúde, ter bons hábitos, tudo isso é capaz de influenciar quando de trata de envelhecimento facial. O nosso rosto pode definir a nossa idade fisiológica, mas é possível associar a nossa saúde externa e interna a alguns fatores.

Para lutar contra o envelhecimento facial, é preciso ter uma alimentação saudável, manter uma rotina de exercícios físicos e evitar maus hábitos, como beber e fumar.

Muitos estudos mostram, por exemplo, que as pessoas que fumam possuem um envelhecimento facial muito mais acentuado do que aquelas que não são consumidoras de tabaco.

Além disso, proteger a pele do sol pode ser fundamental para que o seu rosto realmente possa refletir a sua idade real. Lembre-se que a sua saúde começa de dentro para fora e, se você se sente com mais idade do que realmente tem quando se olha no espelho, é uma boa ideia mudar seus hábitos e buscar um aconselhamento médico.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!