Estética

Espinha dorsal mais atraente que o bumbum? Entenda essa descoberta

Por Redação Doutíssima 11/04/2015

Por uma razão evolutiva, a curvatura da espinha dorsal, também chamada de coluna vertebral, pode ser o motivo pelo qual algumas mulheres fazem sucesso entre os homens. Aos que imaginavam que Kim Kardashian e Jennifer Lopez eram famosas pelo bumbum, a ciência respondeu de forma surpreendente.

 

Pesquisadores revelaram o motivo pelo qual homens tendem a preferir mulheres cheias de curvas.

espinha dorsal

Mulheres cheias de curvas podem ser atraentes pela curvatura da coluna vertebral. Foto: iStock, Getty Images

Espinha dorsal e evolução

Existem diversas características que, acredita-se, tornam uma mulher mais atrativa aos olhos de um homem, mas a espinha dorsal curvada normalmente não costuma ser uma delas.

 

Entretanto, pesquisadores da Universidade do Texas, Estados Unidos, afirmam que os homens são mais atraídos por mulheres que tenham uma espinha dorsal curvada exatamente 45º acima do topo de suas nádegas.

As descobertas explicam o motivo de celebridades voluptuosas serem consideradas tão atraentes, com um pouco de “massa extra” ao redor das nádegas reforçando a curvatura da espinha.

Os pesquisadores acreditam que um pouco mais de massa ao redor do bumbum é capaz de reforçar a curvatura da coluna vertebral feminina. Entretanto, eles dizem que uma curvatura física na espinha é fisicamente mais atrativa que aquela gerada pelo excesso de massa ao redor do bumbum.

Para realizar o levantamento, os cientistas mostraram silhuetas de mulheres, com diferentes curvaturas, a 300 homens. Foi pedido a eles que classificassem as imagens conforme o nível de atratividade. E uma maioria significativa dos entrevistados sentiu-se mais atraída por mulheres cuja espinha dorsal tinha uma curvatura de 45,5º.

As análises revelaram, ainda, que a preferência por esse grau de curvatura em nada teve relação com a massa do bumbum das mulheres, ou seja, os homens que acreditam sentir-se atraídos por bumbuns, na verdade, talvez estejam atraídos pela coluna vertebral.

“Os homens podem estar dirigindo atenção ao bumbum e obtendo informações sobre a espinha das mulheres, mesmo que eles não consigam compreender que é isso que está acontecendo”, disse o Dr. David Lewis, psicólogo responsável pelo estudo.

“Alternativamente, os homens podem ter preferência tanto pela curvatura da espinha como pelo tamanho do bumbum”, acrescentou.

Por que a curvatura da espinha dorsal?

Os pesquisadores admitem que são necessários maiores estudos para compreender a fundo essa preferência. Acreditam, porém, que sua atratividade remonte ao início da civilização.

Isso porque a curvatura de 45,5º da coluna vertebral dá às gestantes que a possuem uma vantagem em relação às demais. Elas conseguem mudar, naturalmente, seu centro de peso para trás dos quadris ao longo da gravidez, época em que há uma sensível mudança desse centro para a parte da frente.

As mulheres que não conseguem fazer essa mudança tornam-se mais suscetíveis a problemas de fadiga muscular e lesões – e assim, possuem mais dificuldades de enfrentar a gravidez. Estima-se que, nesses casos, a pressão sobre os quadris ao longo da gravidez possa aumentar em até 800%.

Aquelas que conseguem, em contrapartida, possuem maiores possibilidades de terem vários filhos e um reduzido risco de lesões. Elas também têm mais mobilidade, o que as tornaria mais atrativas aos olhos dos homens.

Assim, os cientistas acreditam que a vantagem evolutiva dada por essa característica é que tornou a curvatura de 45,5º da espinha dorsal das mulheres tão atrativa aos olhos dos homens.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!