Clínica Geral

Método Busquet: a fisioterapia busca o equilíbrio do corpo

Por Redação Doutíssima 11/04/2015

Você já ouviu falar no método Busquet? O nome pode parecer incomum, mas basta entendermos como funciona para vermos o quão benéfico e essencial ele pode ser para a saúde. A técnica é uma variação da fisioterapia que busca, acima de tudo, o equilíbrio do corpo ao tratar a causa e não apenas focar na consequência do problema.

 

Entendendo o método Busquet

O método leva o sobrenome do seu criador, o francês Léopold Busquet. A principal diferença entre essa técnica e a fisioterapia como conhecemos é que ele trabalha o plano visceral, neuromeníngeo e neurovascular.

 

método busquet

Técnica de fisioterapia francesa pode devolver o equilíbrio das funções do corpo. Foto: Shutterstoc

A fisioterapeuta Juliana Cabral, desde 2013, faz parte do quadro de professores do método no Brasil. Em 2014, a pós-graduada em geriatria e gerontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi à França para aperfeiçoar a técnica em um curso de formação com o criador do método.

Segundo ela, é a partir de uma avaliação global do paciente que o profissional qualificado pode identificar a causa do problema e iniciar um tratamento que, muitas vezes, não parece óbvio para outras áreas da medicina.

Para quem não conhece a técnica, pode ser difícil acreditar que um problema no estômago possa ser a causa do aumento da cifose torácica, a conhecida corcunda. Mas é real, assim como outra relações incomuns, a princípio.

“Quem sofre ou sofreu de gastrite, por exemplo, gera um ponto fixo interno no tecido conjuntivo. Esse ‘puxa’ a coluna para frente, aumentando a cifose e mudando a anatomia fisiológica da coluna e do ombro”, destaca.

Nesse caso, diferentemente da fisioterapia convencional, a intervenção não é feita ma musculatura das costas, mas na liberação do ponto fixo provocado pela gastrite. “Com as mãos, realizamos manobras para relaxar o ponto de aderência e depois liberamos as musculaturas que ficaram em tensão como consequência disso”, diz.

O resultado é a devolução da liberdade para o corpo que consegue desempenhar suas funções sem compensar e prejudicar outras áreas.

Benefícios do método Busquet

Segundo especialistas que trabalham com o método Busquet, ele traz muitos benefícios se comparado à fisioterapia convencional. Conheça alguns deles:

1. Tem resultado mais rápido

Uma das vantagens do método Busquet é que o tempo de tratamento é menor que o da fisioterapia convencional. Segundo Juliana, em geral, são necessárias de cinco a oito sessões e, a partir daí, elas ficam menos frequentes. “Isso acontece porque a intervenção é feita diretamente na causa da disfunção e não na consequência”, reitera.

As sessões são realizadas uma vez por semana, no início. “À medida que os sintomas diminuem e o corpo vai ganhando liberdade, começamos a espaçar os intervalos até a alta do paciente”, explica.

 

2. Não tem contraindicação

O método Busquet beneficia pessoas de todas as idades, inclusive bebês. Para eles, as vantagens são ainda mais específicas e solucionam problemas comuns dos pequenos, como distúrbio do sono, cólicas, refluxos e disfunções relacionadas à sucção.

3. Atua na prevenção de doenças

Para Juliana, mesmo quem não apresenta nenhum quadro que aparentemente justifique a intervenção, deve passar por uma avaliação para prevenir diversos problemas de saúde. “Alimentação, estilo de vida e tensões acumuladas ao longo dos anos trazem desequilíbrios que precisam ser analisados com atenção”, destaca.

Para quem já tem uma vida naturalmente saudável, o método Busquet também é bastante recomendado. No caso dos atletas, por exemplo, melhora a performance e prepara o corpo a fim de prevenir lesões.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!