Exercícios

Conheça o Apple Watch e seus recursos para a malhação

Por Redação Doutíssima 13/04/2015

Você já ouviu falar e conhece as funcionalidades do Apple Watch? O importante é saber que o relógio, há muito tempo, deixou de ser útil apenas para mostrar as horas. Suas funções ultrapassam o controle do tempo e da função de acessório de moda, por exemplo.

 

Hoje, aliado à tecnologia, ele pode servir para ajudar a ter mais qualidade de vida. A proposta dos novos acessórios é ajudar as pessoas a se manterem ativas e saudáveis. E isso aparece também no uso de relógios inteligentes para auxílio à atividade física.

 

Apple-Watch

Relógio fitness pode incentivar as pessoas a se manterem ativas e saudáveis. Foto: iStock, Getty Images

Estudos do Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, mostram que as vendas de acessórios eletrônicos fitness deverão chegar a 68,1 milhões de unidades em 2015, número abaixo dos 70 milhões de unidades vendidas em 2014.

 

Mas essa queda temporária deve ser impulsionada por uma sobreposição na funcionalidade entre as pulseiras inteligentes por outros monitores fitness e smartwatches. Porém, o mercado para pulseiras inteligentes e outros monitores fitness deve ressurgir em 2016, em virtude dos designs e modelos versáteis com displays de custo menor.

É aqui que o Apple Watch ganha espaço. O aparelho tem um panorama completo da atividade física durante todo o dia. Os três círculos do aplicativo mostram a evolução do atleta e emitem alertas, motivando para que a pessoa não permaneça muito tempo sentada e faça mais exercícios.

Apple Watch aprende a necessidade do usuário

O Apple Watch é ainda um relógio esportivo avançado, que traz estatísticas em tempo real dos exercícios mais populares. Com o tempo, o acessório “aprende” sobre a atividade física e nível de exercícios que cada usuário precisa.

Ele usa essas informações para melhorar a precisão nas medições e sugerir metas personalizadas. Mas a funcionalidade do acessório vai além: o Apple Watch é capaz de enviar lembretes para incentivar que você alcance as metas diárias.

 

E essas maravilhas são cada vez mais uma realidade na vida das pessoas, não somente no Apple Watch, mas muitos tipos de smartwatches disponíveis no mercado atualmente.

Segundo a diretora de pesquias da Gartner, Angela McIntyre, os equipamentos fitness são usados para monitorar a saúde, que caminha lado a lado com o condicionamento físico e o bem-estar.

Entre as maiores novidades nesse campo, ela destaca os aparelhos que são capazes de contar os passos de uma pessoa, além de medir as calorias queimadas e ainda monitorar o sono do indivíduo.

“Os rastreadores de atividade são sem fio, podem estar conectados ao smartphone, e as pessoas podem ver o seu progresso em seus aplicativos de smartphone. Eles podem compartilhar suas estatísticas com os outros, se o desejarem, através de mídias sociais e sites relacionados com fitness”, explica Angela.

Apple-Watch

Lançamento da Apple mais uma vez foi cercado de grande expectativa. Foto: iStock, Getty Images

Funcionalidades do Apple Watch

O acompanhamento das atividades está disponível na maioria dos smartwatches, indica Angela. “Relógios inteligentes e relógios desportivos ligados também podem incluir monitor contínuo da frequência cardíaca, um sensor de hidratação, e termômetro”, complementa.

Segundo a diretora de pequisa do Gartner, as mulheres estão usando tanto quanto os homens os aplicativos que monitoram as atividades físicas. E são geralmente as pessoas com idade inferior a 45 anos. E você: vai ficar fora dessa tendência fitness?

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!