Estética

Detox de unhas: limpeza profunda pode ser feita em casa

Por Redação Doutíssima 13/04/2015

Já é moda desintoxicar o corpo e os cabelos, porém, a novidade é o detox de unhas. Já ouviu falar da tendência? Desde que a cantora americana Miley Cyrus postou em uma rede social sobre o procedimento, ele se tornou alvo da curiosidade de muitas mulheres. Afinal, você sabe para que serve a desintoxicação das unhas?

 

Qual é a importância do detox de unhas?

Você já deve ter ouvido falar que, de tempos em tempos, é necessário deixar as unhas sem esmalte para que elas possam “respirar”. O detox de unhas parte do mesmo princípio, ou seja, dar uma pausa para recuperar as unhas dos esmaltes, das unhas postiças e dos outros procedimento, como as unhas de gel.

 

Com base em técnicas japonesas ancestrais, esse método ajuda mulheres que estão cansadas de unhas quebradiças e opacas. O detox de unhas promete devolver o brilho e a saúde a elas.

detox de unhas

Procedimento baseado em técnicas japonesas pode deixar unha brilhosa e saudável. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona o detox de unhas?

Dependendo da profissional escolhida, é possível que a técnica do detox de unhas varie. Porém, uma das mais famosas é a oferecida pelo salão Nailberry, em Londres. Conhecido como manicure japonesa, o procedimento é simples e recomenda-se sua realização a cada três meses.

Tudo começa com a remoção da cutícula e uma esfoliação. Em seguida, as mãos da cliente recebem uma mistura especial, formulada com lanolina, cera de abelha, glicerina, parafina, silicone e esqualeno, um óleo encontrado naturalmente em muitos alimentos. A mistura é aplicada como massagem, unha a unha. Esse  procedimento é repetido três vezes.

Componentes presentes nessa mistura, juntamente com a pressão da massagem, ajudam as unhas a ganharem uma aparência mais bonita e saudável, além de crescerem mais fortes. O brilho dura cerca de duas semanas.

É possível fazer em casa?

A maioria das pessoas vai precisar esperar um pouco para fazer o seu detox de unhas, já que o procedimento ainda não chegou em muitos lugares. Entretanto, alguns passos em prol da saúde das unhas podem ser feitos em casa.

Existem alguns cremes que ajudam a manter a cutícula e as unhas bem hidratadas. Além disso, fazer uma esfoliação com ingredientes naturais, como açúcar e óleo de oliva, auxiliam a remover impurezas. Ainda, você deve tentar não usar removedores de esmalte à base de acetona, que são prejudiciais para a saúde das unhas.

Outra alternativa para fazer um detox em suas unhas é utilizar ceras ou óleo de jojoba para massageá-las, juntamente com suas mãos. É importante, também, deixar as unhas sem esmalte por alguns dias, e realizar outros procedimentos, como alongá-las.

Esmaltes podem ser tóxicos?

Em 2011, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor ProTeste divulgou uma informação importante sobre os esmaltes comercializados no país. Segundo a organização, algumas marcas contêm substâncias como Toluene, Furfural, dibutyl phtalat e 2-Nitroluene, em níveis acima dos limites de tolerância admitidos na Comunidade Europeia.

Algumas dessas substâncias podem ser alérgicas e, em alguns casos, até cancerígenas. Por isso, na hora de pintar as unhas, uma boa ideia é olhar a composição do produto e verificar se alguns desses ingredientes estão presentes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!