Gravidez Semana a Semana > Uncategorized

Feto com 18 semanas escuta e já desenvolve outros sentidos

Por Redação Doutíssima 13/04/2015

Cada fase da gestação é repleta de surpresas e descobertas bem peculiares. Entretanto, todas elas têm em comum as expectativas, dúvidas e curiosidades, especialmente sobre como será o rostinho do bebê e um desejo imenso de senti-lo. Pois o feto com 18 semanas já proporciona sensações incríveis à mamãe.

É nessa fase que muitas gestantes já experimentam os movimentos do bebê em seu útero. “O feto com 18 semanas já faz com que a futura mamãe sinta um ‘tremorzinho’ na barriga”, explica a médica ginecologista e obstetra Regina Paula Zambotti.

São movimentos ainda bastante sutis, decorrentes de mudança de posição e alguns chutes, o que deixa muitas mães mais tranquilas ao saberem que o bebê está “mexendo” dentro dela. Na 18ª semana, o bebê tem aproximadamente 13 centímetros.

feto com 18 semanas

Com 18 semanas, gestantes já sentem os movimentos do bebê. Foto: iStock, Getty Images

Quando atinge este estágio da gravidez, a mulher já deve ter feito todos os exames sorológicos, pois, nesse caso, se houver alguma infecção, terá se submetida a tratamento com antibióticos adequados, devidamente orientada por seu obstetra.

O feto com 18 semanas, explica Regina, apresenta o que se denomina de fenótipo, ou seja, há grandes possibilidades de saber o sexo da criança em exames com ultrassom. “Nessa fase, o bebê já está em estágio bastante avançado de formação”, completa a médica.

Feto com 18 semanas já escuta

Outra curiosidade e evidência é que o feto com 18 semanas já tem a capacidade de ouvir. Seu desenvolvimento auditivo possibilita, nesta fase, que ele já escute os batimentos cardíacos da mãe e o ruído causado pela passagem do sangue no cordão umbilical.

Em pouco tempo, o bebê conseguirá escutar a voz da mãe e também do meio à sua volta. O cérebro do feto com 18 semanas já está em pleno desenvolvimento e, assim, ele tem noção de sentidos, como tato e audição.

Os olhinhos do bebê na 18ª semana de gestação são mais sensíveis à luz e isso faz com que ele responda com movimentos ativos a estímulos que chegam do meio externo. Seu tórax já é capaz de simular o movimento da respiração, mas o feto com 18 semanas ainda engole apenas líquido amniótico.

Impressões digitais no feto com 18 semanas

Nas 18 semanas dentro do útero da mamãe, a criança já começa a ter suas impressões digitais desenvolvidas por meio do acúmulo de gordura nas pontas dos dedos das mãos e dos pés. Adiante, serão transformadas em linhas onduladas e únicas.

O intestino grosso e as glândulas digestivas estão em pleno desenvolvimento e o intestino começa a formar as primeiras fezes, chamadas de mecônio. O mecônio é formado a partir da ingestão do líquido amniótico, que passa pelo estômago e pelo intestino, sendo combinado com células mortas e secreções.

É entre as 18ª e 22ª semanas de gravidez que são realizados exames para acompanhar em todos os detalhes o crescimento e o desenvolvimento do bebê e verificar possíveis malformações. A placenta e o cordão umbilical também são avaliados neste período. Não deixe de conversar com seu médico sobre todos esses detalhes.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!