Gravidez e Filhos

Esterilidade masculina: entenda as causas e veja como enfrentar

Por Redação Doutíssima 14/04/2015

Você conhece as causas da esterilidade masculina? Embora muitas pessoas se referem à  infertilidade como um “problema da mulher”, diversos casos podem estar relacionados ao parceiro. Não ser capaz de conceber uma criança é estressante e frustrante para o homem, mas existem alternativas para solucionar este problema.

“A estimativa é que até 15% dos casais no Brasil sejam inférteis, mas esta porcentagem varia de acordo com o local e a população em questão”, informa Newton Busso, membro da Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva (SPMR) e presidente da Comissão Nacional Especializada em Reprodução Humana da Febrasgo.

Isso significa que eles não são capazes de conceber um filho, mesmo se tiverem relações sexuais frequentes, sem proteção, por um ano ou mais. Em cerca da metade dos casais, a esterilidade masculina é a responsável pela infertilidade.

esterilidade masculina

Dificuldade em engravidar pode ter relação com a esterilidade masculina. Foto: iStock, Getty Images

Esterilidade masculina: principais causas

A infertilidade não é um distúrbio sexual. Pelo contrário, é uma condição do sistema reprodutivo, que pode ser causada por uma série de fatores, tanto em homens quanto em mulheres.

Tal como acontece com a reprodução feminina, a reprodução masculina é impulsionada por hormônios. Os testículos devem ser capazes de dar resposta a este estímulo hormonal. Além disso, deve existir um sistema saudável para o transporte do esperma para a uretra.

É possível dividir, assim, a esterilidade masculina em: problemas com a ejaculação ou ereção, problemas dentro dos dutos que levam o esperma até a fecundação, ou problemas com a produção de esperma.

A deficiência na produção de esperma é, de longe, o mais comum dos três. Detectável durante a análise de sêmen, muitas causas explicam a produção de esperma anormal, incluindo: varicocele (varizes), problemas genéticos, infecções, as exposições a calor ou produtos químicos tóxicos, drogas e medicamentos e desequilíbrio hormonal.

Para diagnosticar a esterilidade masculina, um exame de fertilidade é feito, o que inclui a história clínica, os exames físico e hormonal, e uma análise de sêmen, que mede seu volume e o número de espermatozoides, bem como sua capacidade e qualidade de se moverem espontaneamente.

É possível reverter a esterilidade masculina?

O médico irá tentar melhorar a fertilidade por meio da correção de um problema subjacente, se for encontrado, para conseguir reverter a esterilidade masculina. Os tratamentos incluem:

1. Cirurgia

Uma varicocele, por exemplo, pode muitas vezes ser corrigida cirurgicamente, ou é possível a desobstrução ou reparação de um duto. A vasectomia, por sua vez, muitas vezes é capaz de ser invertida.

2. Tratamento de infecções

O tratamento com antibióticos é capaz de curar uma infecção do trato reprodutivo, mas nem sempre restaurar a fertilidade.

3. Tratamentos hormonais

A reposição hormonal ou medicamentos podem ser usados quando há níveis elevados ou baixos de certos hormônios.

4. Tecnologia de reprodução assistida

Neste tipo de tratamento existe a obtenção de esperma através da ejaculação normal, extração cirúrgica ou de indivíduos de doadores, que então é inserido dentro do trato genital feminino ou usado para realizar a fertilização in vitro ou injeção intracitoplasmática de esperma.

E quando o tratamento não funciona?

Em casos raros, problemas de fertilidade masculina não são tratáveis e é impossível para um homem ser pai de uma criança. O médico pode sugerir utilizar o esperma de um doador ou a adoção de uma criança.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!