Dieta

Biscoito de arroz é nutritivo e acelera o metabolismo

Por Redação Doutíssima 15/04/2015

Saudável e pouco calórico, o biscoito de arroz pode ser um poderoso aliado da dieta. Conforme indica o próprio nome, o biscoito é feito a partir dos grãos do cereal, que são ricos em proteínas  e não contêm glúten.

 

Por ser um alimento mais leve, sem açúcar, sal, gorduras ou conservantes, o biscoito de arroz é uma ótima opção de lanche saudável. Ele pode ser combinado com outros alimentos naturais, como geleias e mel, tornando seu consumo mais delicioso.

biscoito de arroz

Biscoito feito de arroz pode ser uma alternativa para os momentos de correria. Foto: iStock, Getty Images

Entenda os benefícios do biscoito de arroz

Incluir o biscoito na alimentação pode ajudar quem busca manter ou diminuir o peso corporal, de uma maneira saudável. Isso porque o biscoito de arroz, por ser natural e não conter aditivos alimentares, é facilmente digerido pelo organismo e aumenta a sensação de saciedade.

Suas fibras também são ricas em compostos bioativos com propriedades antioxidantes, acelerando o metabolismo. Além disso, esse biscoito pode ser um dos protagonistas no cardápio das pessoas intolerantes à proteína conhecida como glúten. Isso porque, diferentemente de alimentos como bolos, pães e pizzas, o arroz é um alimento que não contém glúten em sua composição.

 

De acordo com o blog Academia da Dieta, da nutricionista Mariana Gomes, o ideal é realizar trocas inteligentes, substituindo alimentos mais calóricos pelo biscoito de arroz. Por exemplo: no café da manhã, trocar o pão pelo biscoito.

Segundo ela, é interessante levar também um saco de biscoitos de arroz na bolsa, para comer nos momentos de correria e enganar a fome. Eles servem como opção de lanche e podem, igualmente, ser servidos como aperitivo. Mas não ache que enganar a fome significa comer o pacote todo, tudo em excesso faz mal.

 

Os biscoitos de arroz são feitos e consumidos em diferentes formatos. Considerando a versão dos mini biscoitos, 13 unidades contêm cerca de 110 calorias e 2,2g de proteínas. Já nos “bolachões”, a versão grande dos biscoitos, três unidades contabilizam 121 calorias. São valores calóricos baixos, ideais para controlar a dieta.

Receita de biscoito de arroz

Você sabia que, apesar de ser um alimento simples, esse biscoito possui várias versões? Ele pode ser feito 100% de arroz branco, ou composto também com grãos integrais e de soja.

Confira abaixo uma receita de biscoito de arroz para fazer em casa, que pode ser executada com arroz branco ou integral:

Ingredientes:

1 1/2 xícaras de água

½ xícara de arroz branco ou integral (sem ser do tipo instantâneo)

1 colher de chá de sal (opcional)

Modo de Preparo:

Junte a água, o arroz e o sal em uma panela grande. Aqueça em fogo alto. Depois, diminua o fogo, deixando a mistura ferver lentamente. Mantenha em fogo baixo por cerca de 45 minutos, com a tampa fechada, até o arroz começar a desmanchar.

Retire do fogo e deixe esfriar. Depois, coloque o arroz em um papel vegetal na assadeira, espalhando com a colher.

Leve ao forno pré-aquecido em 160Cº. Asse por cerca de 45 minutos, até que o arroz fique crocante. Depois deixe esfriar na assadeira por um minuto e, por fim, quebre em pedaços.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!