Maquiagem

Confira como acertar na base para pele oleosa

Por Redação Doutíssima 15/04/2015

Muitas mulheres precisam de uma base para pele oleosa durante o ano, principalmente nos dias mais quentes, já que esse tipo de clima pode aumentar a produção de oleosidade na pele de muitas delas.

 

Antes de tudo, você deve conhecer a sua pele. Se você não sabe se ela é oleosa, preste atenção em alguns detalhes. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pele oleosa tem um aspecto mais brilhante, úmido e espesso. Tudo isso por causa da maior produção de sebo.

As pessoas com pele mista à oleosa precisam escolher um tipo específico de base, que não possua óleos, para manter o rosto sequinho e longe do aparecimento de espinhas.

base para pele oleosa

Pessoas que possuem pele oleosa devem procurar bases que não contenham óleo. Foto: iStock, Getty Images

No entanto, encontrar a melhor base para pele oleosa pode ser difícil. Acredite, mesmo aquelas que prometem ser “matte”, ou seja, que vão matificar o seu rosto, são capazes de deixá-lo brilhando dentro de pouco tempo.

 

Por isso, reunimos nesse guia algumas dicas para ajudar a encontrar a melhor base que se adapta a esse tipo de pele. Confira a seguir!

Tipos de base para pele oleosa

A capacidade de uma base de suportar a produção de oleosidade elevada em uma pele oleosa é primordial. As bases possuem muitas fórmulas, mas nem todas são adequadas para esse tipo de pele.

Em primeiro lugar, você deve saber que vai precisar de uma fórmula livre de óleo e à base de água. Esses cosméticos não contribuem para o aumento da oleosidade já presente sobre a pele. Além disso, aquelas com função matificante, ou acabamento fosco, são as ideais para quem não gosta de aparência brilhante na pele.

Para aquelas que sofrem com espinhas devido à oleosidade, uma base para pele oleosa que contém ácido salicílico em sua composição pode ajudar. Além disso, a indicação de que determinado produto é não-comedogênico significa que ele tem menos ingredientes capazes de obstruir os poros, principal causa de cravos e espinhas.

Caso a base que você usa dê espinhas, deve mudar para uma nova base para pele oleosa,  mesmo se a antiga prometer ser não-comedogênica. Procure, ainda, bases de cobertura mais leve, pois tentar esconder a acne sob uma espessa camada de cosmético pode agravar a condição da pele.

Depois de encontrar uma fórmula que funcione para a pele oleosa, o próximo passo é escolher a cor certa, a cobertura e o acabamento. A base deve realçar a beleza natural da pele, e não cobrir completamente a sua cor. Por isso, escolher uma tonalidade perto da cor natural da pele é essencial.

Por que comprar base para pele oleosa?

A pele precisa de óleo para ficar macia e saudável, mas é possível que um excesso crie um conjunto de problemas. O sebo, óleo natural que toda pele saudável produz, pode remover a maquiagem dentro de uma ou duas horas depois da aplicação.

Para quem tem esse tipo de pele, portanto, encontrar uma base para pele oleosa e que ainda seja do seu tom, que não sai com facilidade, e que não obstrui os poros, pode ser um desafio.

Se você quer solucionar esse problema, é preciso estar atenta aos ingredientes do rótulo e sempre experimentar a base antes de comprar – assim é possível ver o efeito do produto em sua pele.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!