Estética

Bicho da seda: um aliado contra as imperfeições na pele

Por Redação Doutíssima 16/04/2015

Você sabia que o bicho da seda pode ser um grande aliado para combater as rugas? A sericina, proteína em pó encontrada nas fibras dos casulos é capaz de manter a pele hidratada. Além disso, a casa desse bichinho também é usada como esfoliante suave, deixando a pele suave e macia e longe de rugas.

O bicho da seda é um tipo de lagarta que logo se transforma em mariposa. Este mesmo casulo é utilizado para produzir a seda em escalas industriais.

bicho da seda

Bicho da seda é usado para deixar a pele macia, suave e radiante. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com Naomi Moriyama, autora do livro “Mulheres japonesas não envelhecem nem engordam”, as gueixas usam esse segredo de beleza por séculos. A criação de bicho da seda (sericicultura) é uma das tradições mais antigas do Japão.

Segundo a autora, as japonesas são obcecadas por pele bonita e são muito mais adeptas a usar produtos naturais do que as mulheres ocidentais.

 

Agora, a ideia ganhou força novamente graças à internet e à nova obsessão por coisas naturais. Com isso, já é possível encontrar casulos tecidos por bichos da seda em sites e lojas de produtos naturais.

 

Casulo do bicho da seda atua na pele

Os casulos contêm uma proteína chamada sericina, composto encontrado em muitos produtos antienvelhecimento. Quando o casulo é massageado suavemente na pele, libera essa proteína e esfolia a cútis de uma maneira sutil. Com isso, deixa a pele macia, suave e radiante.

O método é especialmente eficaz para os poros e para combater a oleosidade da zona T, da testa e do nariz. Os casulos do bicho da seda contêm cerca de 19 tipos de aminoácidos essenciais para a pele. Esses aminoácidos são antioxidantes que contêm substâncias que matam certos tipos de micro-organismos que causam doenças de pele.

Além disso, podem melhorar a flexibilidade da pele, aceleram o processo de cicatrização, curam a pele seca e rachada e reduzem rugas. Também se verificou que os casulos do bicho da seda têm um efeito hidratante na pele, deixando-lhe uma aparência mais jovem e livre de espinhas.

Como fazer uso do bicho da seda

Primeiro, faça a limpeza da pele. Então, molhe o casulo em água quente e coloque-o em um dedo para, em seguida, esfregá-lo suavemente por todo o seu rosto. Isso promoverá uma esfoliação natural, removerá as células mortas e cravos, trazendo benefícios fabulosos à pele. Por fim, lave o rosto com água limpa.

Quando o casulo já estiver sujo, enxágue cuidadosamente e deixe secar. É possível reutilizá-lo ao menos cinco vezes. O casulo do bicho da seda também ajuda a clarear a pele e promover um aumento do colágeno e dos antioxidantes nas células dela.

Frances Childs, 46 anos, contou ao jornal britânico Daily Mail que usou o método todos os dias em sua rotina de beleza, por quase um mês. Depois deste tempo, ele disse ter notado mudanças, como a pele mais suave, mais brilhante e com menos cicatrizes de acne.

Além disso, após uma visita de rotina ao seu dermatologista, o especialista confirmou que seus danos causados pelos raios UV, manchas de acne e cicatrizes tinham sido todas reduzidas em 20%. As rugas também tinham sido suavizadas na extensão ao redor da área dos olhos e da boca.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!