Clínica Geral

Saiba como identificar uma crise de ansiedade

Por Redação Doutíssima 16/04/2015

Sentir ansiedade diante de novas situações é normal em qualquer idade. Bebês ficam ansiosos frente a uma nova descoberta, sensação que acompanha o ser humano por toda a vida. Porém, ficar ansioso é diferente de ter crise de ansiedade ou distúrbios mais graves que possam atrapalhar o convívio social.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 25% da população mundial é acometida de um dos cinco tipos de transtorno de ansiedade conhecidos: síndrome do pânico, estresse pós-traumático, fobia social, fobias específicas e o transtorno de ansiedade generalizada.

No Brasil, a pesquisa foi realizada em São Paulo e aponta que 19,9% dos entrevistados declarou sofrer de crise de ansiedade.

crise de ansiedade

Muitos confundem uma crise de ansiedade com a Síndrome do Pânico. Foto: iStock, Getty Images

Diferença entre crise de ansiedade e Síndrome do Pânico

A crise de ansiedade e a Síndrome do Pânico podem ser bastante confundidos por aqueles que não sofrem deles. Até mesmo alguns médicos, que não atuam na área de saúde mental, tendem a confundir alguns sintomas.

A Síndrome do Pânico é considerada um transtorno mental que tem como principal característica sintomas bastante intensos. Taquicardia, tontura, falta de ar e sensação de morte vêm acompanhados de náuseas, tremores e até desmaio.

Vem sem avisar, embora possa ser acionada por situações específicas como ir a determinados lugares ou, nos casos mais graves, pensar no simples ato de sair de casa. A sensação constante de não estar no controle da situação pode inviabilizar algumas pessoas de trabalhar ou ter uma vida social normal.

a crise de ansiedade não é tão imprevisível quanto à Síndrome do Pânico. Isso porque ela vem precedida da sensação de que algum ruim pode acontecer caso a pessoa conclua determinada ação.

É considerada menos traiçoeira que o pânico porque os pensamentos começam a se voltar para todos os aspectos negativos do que pode acontecer e as mais variadas maneiras de evitá-las. Por esse motivo, diante da incapacidade de ter todas as possibilidades sob controle, o corpo desencandeia reações físicas bastante desconfortáveis.

Numa proporção menos agressiva, também há a falta de ar, a palpitação, tontura, suor nas mãos e até dores pelo corpo. Caso não for tratado na busca de um controle, a crise pode trazer consequências maiores tanto físicas quanto sociais.

Consequências da crise de ansiedade

Os efeitos de uma crise de ansiedade no corpo, pode variar de pessoa para pessoa, porém em comum, a ansiedade afeta a concentração, leva à hipertensão e suas complicações (como infartos, derrames, assim como diabetes), gastrites, dores na musculatura e, se não for tratada, até lesão na pele.

Se os sintomas da crise de ansiedade passam a ser frequentes, o ideal é procurar um profissional da área da saúde mental para que esse faça um diagnóstico preciso e tome as providências necessárias. Essas podem ser medicamentosas ou outras medidas acompanhadas de psicoterapia.


Paralelo a isso, praticar exercícios físicos, manter a calma, o bom humor, conversar com os amigos e desabafar sempre que se sentir angustiado pode aliviar os sintomas e fazer você controlar a crise de ansiedade quando ela rondar a sua mente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!