Receitas

Tempeh: veja como aproveitar esse petisco asiático em suas receitas

Por Redação Doutíssima 16/04/2015

Para os ocidentais, o tempeh talvez seja uma novidade, mas a verdade é que este é um alimento à base de soja muito consumido há centenas de anos no continente asiático. Pode ser usado em diversas receitas e é uma ótima opção para pessoas que mantêm uma alimentação vegetariana ou querem incluir opções mais naturais ao seus dia a dia.

O tempeh é feito a partir dos grãos de soja, que são cozidos e levemente fermentados, formando uma espécie de queijo. É muito parecido com um hambúrguer vegetariano, e em suas versões industrializadas, muitas vezes são adicionados alguns grãos, como a cevada, e temperos, que lhe dão sabores extras.

tempeh

Tempeh possui altos níveis de proteínas e cálcio. Foto: iStock, Getty Images

Ainda que seja feito a partir da soja, o tempeh é naturalmente saboroso, semelhante ao gosto de uma noz, ao contrário do que ocorre com o tofu.

 

Aliás, se você come o tofu apenas por suas propriedades benéficas para o organismo, talvez o tempeh seja uma alternativa adequada para você: ele possui altos níveis de proteínas e cálcio, bem como isoflavonoides benéficos.

De acordo com um estudo realizado na Malásia, o cálcio encontrado neste alimento é tão bem absorvido pelo organismo quanto o proveniente do leite da vaca.

 

Todavia, a concentração de cálcio no leite de vaca é maior do que no tempeh, de modo que você precisará comer mais dessa especiaria para se beneficiar.

 

Como incluir tempeh em sua alimentação

Em razão de sua baixa carga calórica e elevada taxa de proteínas, muitos vegetarianos optam por incluir este alimento em sua dieta regular do dia a dia. Caso você queira tentar o uso do alimento, pode começar substituindo o tofu por ele.

Devido à sua textura firme, será necessário cortá-lo em pequenos cubos se optar por inclui-lo como ingrediente de algum outro prato.

 

Se você estiver visitando a Ásia e quiser tentar essa especiaria, nos supermercados, ele normalmente é encontrado no setor de refrigerados ou no corredor de alimentos naturais.

Receita com tempeh

Quer tentar um prato diferente com o tempeh? Confira abaixo uma ótima opção.

 

Espetinhos de Tempeh com Molho Barbecue

 

Ingredientes:

 

– 500g de tempeh, cortados em pequenos pedaços

– 1 pimentão vermelho grande, sem sementes, cortado em pedaços pequenos

– 1 abobrinha grande, cortada em pequenos pedaços

– 1 cebola grande, cortada em pequenos pedaços.

– 250g de cogumelos lavados

– 1 pote grande de molho barbecue.

Como fazer:

 

Coloque o molho barbecue em uma grande caçarola. Coloque os demais ingredientes nesta caçarola – ou seja, o tempeh e os vegetais. Feche a caçarola e deixe tudo marinando na geladeira por aproximadamente duas horas, ou durante a noite.

No dia seguinte, vá colocando de forma alternada o tempeh e os demais vegetais nos espetos. Deixe um pouco de molho reservado, para servir mais tarde.

 

Aqueça o seu grill em temperatura média/alta. Coloque os espetos e deixe cozinhando por, mais ou menos, 7 a 10 minutos – ou então até que os legumes estejam macios.

Sirva imediatamente, em conjunto com o molho barbecue que você tinha deixado reservado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!