Receitas

Veja como preparar uma torta capixaba

Por Redação Doutíssima 16/04/2015

Você já experimentou a torta capixaba? Ela é um prato típico inconfundível do estado do Espírito Santo. A tradição de consumir essa receita é tão antiga que existem indícios de que Pero Vaz de Caminha, um dos ícones da história brasileira, já degustava a iguaria feita a partir de mariscos mesclados com palmito, bacalhau e outros ingredientes.

Torta capixaba: Patrimônio gastronômico

Segundo o Portal do Governo do Estado do Espírito Santo, a torta é um prato muito tradicional do estado e está presente na maioria dos lares no período da Semana Santa. Para ser autêntica, os ingredientes devem ser preparados em uma panela de barro.

torta capixaba

Torta de frutos do mar é um prato típico com muitos sabores e temperos. Foto: iStock, Getty Images

A torta capixaba, como é conhecida hoje, começou a ser desenvolvida pelos portugueses, que tinham o hábito de comer frutos do mar.

 

Além disso, eles seguiam algumas regras da Igreja Católica, como o hábito de não comer carne vermelha na Semana Santa. Por isso, é nessa época que a maioria dos capixabas consomem o prato.

Trata-se, assim, de uma iguaria resultante da mescla de culturas distintas: a indígena, a africana e a portuguesa. A contribuição portuguesa se dá pelo uso das claras em neve gratinadas, bem como o uso do azeite, do bacalhau e das azeitonas.

Enquanto isso, as inspirações indígenas foram quanto à mariscada e à panela de barro, cujo uso é muito comum tanto na culinária dessa cultura quanto na africana. Surge, então, a torta capixaba, rica em sabores tipicamente brasileiros.

Como fazer a torta capixaba em casa

O preparo da torta capixaba requer muito empenho e muita arte. Além dos mariscos, muitos temperos e uma decoração tornam esse prato único. Rodelas de ovos, cebolas e azeitonas são usadas para enfeitar e adicionar ainda mais sabor a essa iguaria capixaba.

Se você quer preparar esse prato típico em sua casa, saiba que é possível fazê-lo. Para isso, você deve selecionar bem os ingredientes e, de preferência, preparar em uma panela de barro.

 

1. Receita de Torta Capixaba tradicional

Ingredientes:

– Cebola, alho, azeite doce, azeitona, limão, coentro, cebolinha verde e tomate a gosto

– ½ quilo de palmito natural previamente cozido

– 200 gramas de siri desfiado e cozido

– 200 gramas de caranguejo desfiado e cozido

– 200 gramas de camarão cozido

– 200 gramas de ostra cozida

– 200 gramas de sururu cozido

– 200 gramas de badejo desfiado e cozido

– 500 gramas de bacalhau desfiado e cozido.

Modo de Preparo:

Para cozinhar esses ingredientes, deve-se fazer as moquecas de cada um e retirar todo o caldo, deixando-as o mais seco possível.

Depois, prepare um refogado com cebolas, alho, pimenta, azeite doce, azeitonas e limão. Leve ao fogo com o palmito natural e espere até desaparecer a água e ganhar consistência. Depois de limpos, desfiados, cozidos e espremidos, junte os frutos do mar, mexendo até evaporar a água.

Retire do fogo para esfriar um pouco. Depois, misture uma parte da espuma de seis claras em neve com as gemas. Quando se adicionarem os temperos aos mariscos, deve-se colocar o bacalhau para enxugar e dar liga à massa.

Cozinhar à parte seis ovos (que servirão apenas para enfeite) juntamente à azeitona e umas rodelas de cebola. Colocar a massa em uma panela de barro, levar ao forno, e retirar quando a espuma estiver bem coradinha. Está pronto!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!