Especialidades

Conheça o cérebro e as principais doenças que o acometem

Por Redação Doutíssima 17/04/2015

É ele quem comanda todas as funções do nosso corpo. O cérebro, essa máquina precisa, inteligente e insubstituível requer alguns cuidados para que funcione bem o maior tempo possível.

 

Mas você sabe como trabalha e de que forma é possível prolongar a vida útil desse órgão? Entenda o que ocorre com ele e o que fazer para protegê-lo da ação do tempo.

cerebro

A meditação e os exercícios físicos podem manter a atividade cerebral protegida. Foto: iStock, Getty Images

O que é o cérebro?

Com toda certeza, é o órgão mais complexo do corpo humano, mas de maneira geral, podemos dizer que o cérebro é o grande comandante de todo organismo.

Do alto do corpo, de dentro do crânio, é o responsável por regular todas as atividades corporais, tais como pensamento, consciência, emoções, coordenação motora, memória e cada ação que seu corpo pratica.

O córtex cerebral é a camada responsável pela nossa memória, atenção, consciência, linguagem, percepção, pensamento e memória. É ali que fica a massa cinzenta – camada externa que processa as informações que recebemos o tempo todo.

O cérebro possui cinco lobos: frontal, que é responsável por funções como planejamento, articulação da fala, coordenação motora, e pensamento; o parietal que interpreta as nossas sensações e orienta o corpo; o occipital, que decodifica tudo o que enxergamos; e dois temporais, que interpretam as informações.

Quais são as doenças cerebrais?

Como qualquer parte do nosso corpo, o cérebro também adoece. Ele pode deixar de funcionar perfeitamente pela ação do tempo, um acidente ou mesmo por meio de doenças características desse órgão. Entre as mais comuns estão:

1. Alzheimer

Uma gradativa e contínua perda de memória, maior probabilidade de aparecer em pessoas acima dos 50 anos.

2. Mal de Parkinson

Doença progressiva que afeta o Sistema Nervoso Central (SNC) e causa alteração nos movimentos motores de maneira involuntária.

3. Esclerose Múltipla

 

É neurodegenerativa e costuma aparecer antes dos 30 anos. Provoca fraqueza muscular, distúrbios emocionais, problemas de locomoção, dentre outros sintomas que variam conforme a gravidade do problema.

4. Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Ocorre quando um ou mais vasos sanguíneos cerebrais se rompem, causando o chamado “derrame”. As consequências vão desde dificuldades motoras, na fala, na visão até de movimentação.

cerebro

 

Como cuidar melhor do cérebro

Se você é uma pessoa que se preocupa em cuidar do coração, consequentemente, já está cuidando da parte cerebral. Isso porque os cuidados essenciais para um, valem para o outro.

Algumas dicas simples e fáceis podem ajudar esse órgão importante a desempenhar melhor as funções e você ter uma vida mais ativa.

 

1. Mexa-se à luz do sol

cerebro 

Os exercícios físicos não fortalecem apenas o músculos, mas também esse grande comandante do corpo. E se for à luz solar, os resultados são ainda melhores.

De acordo com uma pesquisa publicada na revista Science, em 2013, atividades praticadas em lugares fechados diminuem as atividades cerebrais.

Além disso, ao praticar exercícios regularmente, o corpo libera a serotonina, substância que reduz o estresse e a ansiedade.

2. Dê um tempo e medite

cerebro

Fique zen e diminua a chance de ter doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson e demências. A conclusão vem de um estudo da Universidade da Califórnia, do Centro de Mapeamento do cérebro.

Entre os participantes estudados, a diminuição de massa cinzenta era menor em quem dedicava um tempo para a meditação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!