[the_ad_group id="16401"]
Filhos

Saiba quando contar sobre a gravidez

Por Redação Doutíssima 17/04/2015

Quando um objetivo é alcançado ou um sonho é realizado, o impulso imediato do ser humano é contar para o máximo de pessoas possível, especialmente parentes e amigos próximos. É o que acontece diante da confirmação de uma gestação. Mas saber quando contar sobre a gravidez é algo que precisa estar bem claro para a futura mamãe ou para o casal.

Essa inquietação envolve muito mais pessoas do que se imagina. O mais natural é que o pai do bebê seja o primeiro a saber. Os familiares vêm na sequência, mas é importante que os colegas de trabalho e, especialmente, os chefes sejam informados. Mas, no tempo certo, naturalmente.

quando contar sobre a gravidez

Escolher o momento certo para contar sobre a gravidez depende de cada casal. Foto: Shutterstock

Quando contar sobre a gravidez para a família

A questão é justamente essa: como saber quando contar sobre a gravidez? A primeira, e talvez, a mais importante consideração a se fazer, pelo menos no começo da gravidez, é de que maneira uma eventual perda do bebê será encarada. Isso porque nos primeiros três meses de gestação, os riscos de um aborto são altos, chegam a 50% nesse período.

Especialistas orientam o casal a manter a gestação em segredo se chegarem à conclusão de que não saberiam lidar adequadamente com a situação. Há casais que diante de uma perda não suportam comentários ou questionamentos, simplesmente não sabem o que fazer.

Caso decida contar sobre a gravidez ainda no primeiro trimestre, o casal precisa ter cautela com os avós. Geralmente, eles têm muita dificuldade em guardar esse tipo de segredo não somente do outros membros da família como de amigos mais próximos.

Nessas situações, uma conversa franca quando contar sobre a gravidez é a atitude mais indicada. Mas, essa não é uma regra para todos os casais, depende muito do preparo, da história de cada grupo. Vale usar o bom senso.

Quando contar sobre a gravidez no trabalho

No ambiente de trabalho, a orientação também é manter a discrição de uma forma geral. Mas, como dito acima, é importante que um superior saiba da condição. Existe uma série de implicações sobre quando contar sobre a gravidez já que, por força de lei, as grávidas não podem ser demitidas.

Bem, depois de serem pesados todos os critérios e você decidir contar sobre a realização de seu maior sonho, vale muito usar a criatividade. Comunicar que uma criança está chegando na família ou no círculo de amizades pode ser muito divertido.

Usar fotos que mostrem três objetos, como sapatos ou pratos, por exemplo, que remetam à ideia de aumento da família pode ser uma boa. Envie para os amigos e familiares com uma mensagem sutil. A dúvida inicial pode ser bem divertida.

E se quiser contar para toda a família sobre a gravidez e junto a isso revelar o sexo do bebê, faça um almoço em casa. Para a sobremesa, sirva bolinhos com recheio que tenha consistência de pasta e possa ser colorido, azul ou rosa. Assim, você pode dar a notícia aos seus convidados no instante em que estiverem saboreando o bolinho e observando a cor do recheio!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]