Esporte

Rabdomiólise: entenda a lesão relacionada ao crossfit

Por Redação Doutíssima 18/04/2015

Ultimamente, uma condição médica chamada rabdomiólise tem sido associada à prática do crossfit. Se você pratica este tipo de exercício e está preocupado com a saúde, tire suas dúvidas sobre a doença e entenda a sua relação com o esporte.

 

Em primeiro lugar, saiba que ela é uma doença rara e causada também por outros fatores ou atividades de intensidade muito alta. De todo modo, é preciso estar atento sobre os sintomas, já que ela pode se tornar um grave problema de saúde.

rabdomiólise

Doença pode afetar adeptos do crossfit em razão do esforço muscular excessivo. Foto: iStock, Getty Images

O que é a rabdomiólise

De acordo com o Centro Nacional para Biotecnologia da Informação, dos Estados Unidos, a rabdomiólise é o rompimento das fibras musculares que leva à liberação na corrente sanguínea da mioglobina, contida nessas fibras. A mioglobina, por sua vez, é prejudicial aos rins, podendo causar danos aos órgãos.

Os sintomas da rabdomiólise incluem urina com cor anormal (avermelhada), diminuição da produção de urina, fraqueza geral e rigidez, dor, sensibilidade ou fraqueza muscular. Esses sinais, porém, não são específicos da doença, e podem até mesmo não estarem presentes.

Para o diagnóstico preciso da doença, são feitos exames laboratoriais. Mede-se, normalmente, as quantidades e a presença de creatinina quinase, uma enzima muscular, e mioglobina.

 

Quando a concentração de creatinina no sangue está elevada, isso normalmente confirma o diagnóstico – é possível, também, constatar a presença de mioglobina na urina.

A recuperação da rabdomiólise depende da pessoa e da gravidade da condição, podendo levar de semanas a meses.

 

Rabdomiólise e a relação com o crossfit

É possível que o crossfit cause a rabdomiólise através do rompimento dos músculos esqueléticos em razão da prática do exercício físico.

 

É uma condição rara, mas grave e capaz de afetar pessoas de qualquer idade ou nível de condicionamento físico. Para se ter uma ideia, até mesmo maratonistas e pessoas que praticam o crossfit há algum tempo já foram vítimas.

A lesão muscular que causa a rabdomiólise ocorre em razão do excesso de esforço dos músculos. Como dito acima, é possível que qualquer um sofra dessa condição ao praticar crossfit, embora seja mais comum seu diagnóstico em pessoas que não estão bem condicionadas ou, então, desidratadas e cansadas.

Não se desespere, porém, se após praticar crossfit você sentir alguma dor muscular. A presença de dores musculares após a prática de exercícios físicos, acompanhada de inchaço, é absolutamente normal. Isso não é, necessariamente, um sinal de rabdomiólise.

 

Você precisa começar a se preocupar apenas se a dor e o desconforto muscular vierem acompanhados de um inchaço extremo nos músculos ou de urina com cor avermelhada ou marrom.

Tem como prevenir?

A rabdomiólise é uma doença extremamente rara e que possui prevenção. Para isso, você deve manter uma boa hidratação corporal, tanto antes quanto depois de malhar. Além disso, pratique exercícios físicos com regularidade para que o seu organismo esteja acostumado a eles.

Por fim, preste bastante atenção quando o professor da academia disser que você está exagerando no peso – ele sabe o que está falando.  Se você o desrespeitar e fizer um esforço incompatível com sua condição, poderá ser vítima da doença.

Existem diversos fatores de riscos conhecidos para a rabdomiólise. Dentre eles, alcoolismo, lesões por esmagamento, drogas (principalmente cocaína e anfetaminas), doenças musculares genéticas, insolação, isquemia e necrose dos músculos.

 

Além disso, quem possui baixos níveis de fosfato, calafrios ou traumas também está sujeito à condição. Por fim, a prática de algum esforço mais pesado, como correr uma maratona, também pode desencadear a doença.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!