Fitness

Tipos de bicicleta: saiba qual a mais indicada para sua atividade

Por Redação Doutíssima 18/04/2015

Está procurando tipos de bicicleta para aproveitar um dos melhores exercícios para o corpo? Pois saiba que pedalar é mais eficaz na perda de peso e na promoção da saúde do que frequentar à academia.

É o que indica um estudo recentemente publicado no American Journal of Preventive Medicine. Porém, para isso é preciso escolher o tipo de bicicleta correto para você.

tipos de bicicleta

Gosto pessoal deve ser considerado no momento de comprar uma bicicleta. Foto: iStock, Getty Images

Tipos de bicicleta: qual escolher?

A escolha do modelo correto dentre os tipos de bicicleta disponíveis no mercado nem sempre é uma tarefa fácil. Para isso, você terá que levar em conta seus gostos pessoais, bem como o tipo de terreno e a distância que pretende pedalar. Confira a seguir as principais opções.

1. Bicicletas híbridas

As híbridas são um dos tipos de bicicleta de barra fixa. Normalmente, elas combinam a possibilidade de atingir boas velocidades com uma posição de pilotagem ereta. Por isso, é uma ótima opção para quem está começando com essa atividade.

Dentre as vantagens desse tipo de bicicleta, é possível citar ainda a rapidez e a versatilidade. As desvantagens ficam por conta de sua aerodinâmica, não tão favorável quanto a de uma bicicleta de corrida.

2. Bicicletas de estrada

Essas bicicletas são leves, rápidas e elegantes. Elas são capazes de cobrir longas distâncias em um bom ritmo, muito embora eventuais buracos no caminho possam danificá-las.

 

Como pontos positivos, pode-se dizer que são bicicletas rápidas, eficientes e divertidas. Em contrapartida, é importante ficar atento à ação de ladrões, que as visam muito.

3. Bicicletas de montanha

Para quem gosta de pedalar em terrenos acidentados e por lazer, esse talvez seja o mais indicado dos diferentes tipos de bicicleta.

 

Em razão de seus pneus, específicos para trilhas off-road, as bicicletas de montanha não são indicadas para o uso em estradas. Nesse caso, é indicado que você compre rodas e pneus adequados para esse tipo de terreno e troque-os conforme o uso.

Dentre as vantagens dessa bicicleta, destacam-se os bons freios, a boa posição de pilotagem e sua versatilidade. As desvantagens envolvem seu peso – acredite, ela é pesada -, sua lentidão na estrada e sua preferência entre os ladrões.

Tipos de bicicleta para o dia a dia

Se você está procurando uma bicicleta para o dia a dia, confira duas boas opções:

1. Bicicletas conforto/passeio

Esse é um dos tipos de bicicleta que foi desenhado especialmente para enfatizar o conforto e a facilidade de levá-las consigo.

 

Esses modelos são uma excelente opção para quem gosta de pedalar por hobby, ao redor da vizinhança. A maioria delas vem com assentos ergonômicos que colocam o ciclista em uma posição ereta e confortável.

Elas possuem pneus grandes, proporcionando a possibilidade de atravessar terrenos de cascalho e terra, bem como estradas pavimentadas.

 

2. Bicicletas urbanas

Como o próprio nome indica, esse tipo de bicicleta foi pensado para as ruas de uma cidade. São feitas de material resistente e o assento especialmente desenvolvido para que o ciclista fique em uma posição ereta e, assim, tenha visão dos demais motoristas no sempre caótico trânsito das cidades.

Muitas delas também contam com sistemas de iluminação, uma segurança adicional para quem gosta de pedalar à noite.

 

E aí, já escolheu a sua?

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!