Dica do Nutricionista

Barra de cereal: tire suas dúvidas sobre ela

Por Redação Doutíssima 19/04/2015

A barra de cereal é pequenininha, prática e promete ser sua melhor amiga caso queira incluir um pouco mais de saúde na sua rotina. Ela virou item obrigatório nas bolsas femininas, prometendo matar a fome com uma ótima fonte de fibra e poucas calorias. Mas será que esse alimento prático cumpre o que promete?

Por dentro da barra de cereal

Os valores nutricionais da barra de cereal variam muito conforme a marca e sabor. Mas, de maneira geral, todas possuem fibras, carboidratos, açúcar (exceto quando indicado na embalagem a falta dele), proteínas e gorduras.

barra de cereal

Barrinhas de cereal podem ser opção prática na hora em que a fome aparecer. Foto: iStock, Getty Images

Mesmo que você esteja fazendo uma dieta com baixa ingestão de calorias, nunca substitua uma refeição pela barra de cereal. Isso porque ela não possui todos os nutrientes necessários para uma alimentação saudável. A função dela é ser a tábua de salvação na hora que a fome bater, e não única fonte de alimento.

Os chocólatras certamente têm uma preferência maior pela barra de cereal que contém o produto do cacau. Essas, além de mais calóricas, possuem uma taxa maior de gordura e açúcar.

Dica para comprar barra de cereal

Existe uma maneira bastante prática de saber se você está comprando saúde ou um alimento com poucos nutrientes disfarçado de saudável.

Quem ajuda nessa tarefa é a própria embalagem. Basta ler as letrinhas pequenas onde estão as informações nutricionais e observar um item fundamental: a ordem dos ingredientes. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), eles devem sempre estar colocados de forma decrescente de quantidade no produto.

Em muitas, essa lista vem encabeçada pelo xarope de glicose que nada mais é do que açúcar. Outro item que também é açúcar é a maltodextrina. E a lista de doces e travessuras da barra de cereal pode não parar por ai: açúcar mascavo, invertido e o açúcar puro e simples fazem a festa em algumas barrinhas. Além disso, cuide também da quantidade de gordura saturada.

Dê preferência as que tenham maior quantidade de fibra alimentar e proteína. Com o hábito de ler as embalagens, aos poucos você irá fazer melhores escolhas dentre as que encontra na gôndola do supermercado.

Se você pratica esportes

Prefira as barras de cereal ricas em proteínas. Essas, raramente, são encontradas em supermercados, mas sim em lojas de produtos naturais. A base nutricional delas é o whey, proteína do soro do leite que ajuda a definir o corpo e até emagrecer.

Porém, segundo o Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), é importante não consumir esses produtos em excesso, pois o uso abusivo de proteínas pode sobrecarregar o organismo.

Faça sua própria barrinha

Com tantos detalhes para prestar atenção na embalagem, para garantir que o que você consome é, verdadeiramente, saudável, você pode optar por fazer a sua própria barrinha de cereal.

 

Ingredientes:

– 3 xícaras (chá) de granola sem açúcar

– 1 xícara (chá) de coco ralado

– 2 unidades medida de whey protein

– 3 colheres (sopa) de pasta de amendoim

– 2 colheres de sopa de mel

– 2 unidades claras de ovos.

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes até formar uma pasta. Depois, faça em formato de barras. Leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos e está pronto.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!