Receitas

Conheça receitas com pirão de peixe e faça em sua casa

Por Redação Doutíssima 19/04/2015

Você já experimentou pirão alguma vez na vida? Saiba que esse prato é uma marca da gastronomia indígena e seus nutrientes podem agregar mais saúde na sua alimentação.

 

O Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, celebra muito mais do que a história de nossos antepassados. Podemos dizer que a data enaltece a vida simples, saudável e o que podemos aprender com seus hábitos e costumes.

pirao

Prato indígena é nutritivo e pode ser preparado com peixe ou camarão. Foto: iStock, Getty Images

Origem do pirão de peixe

O prato surgiu de um hábito indígena da pesca. Os índios pescavam o que conseguiam, sem estabelecer preferência. Dependendo do tamanho do peixe, ele tinha um destino: os maiores eram geralmente assados. Os menores, cozidos.

 

Como a lei era aproveitar tudo, no processo de cozimento, a água era misturada à farinha de mandioca e daí surgiu o pirão.

O próprio nome do prato, de acordo com o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, é de origem indígena. Pirão, em tupi, significa “ensopado”. Com a modernidade, o ensopado de peixe foi ganhando novos atributos, agregando nutrientes e, hoje, faz parte da culinária brasileira.

Pirão de peixe tradicional

Esse prato delicioso é uma ótima pedida para quem quer uma alimentação saudável e, se comer com moderação, com baixo valor calórico. Uma colher de sopa de pirão contém 35 calorias, 1,5 grama de gordura, 4,45 gramas de carboidrato e 1,35 grama de proteína.

Uma boa receita de pirão de peixe tradicional rende em média 12 porções e é tão fácil de preparar que fica pronta em aproximadamente 30 minutos.

 

É um prato que possui uma concentração de fósforo que, dentre os principais benefícios, ajuda no equilíbrio hormonal e na reparação celular. Veja como preparar:

Ingredientes:

– 2 litros de água

– 1 cabeça de peixe

– 3 folhas de louro

– 3 colheres (sopa) de azeite de oliva

– 1 cebola cortada em fatias

– 1 dente de alho picado

– 1 xícara (chá) de molho de tomate

– Suco de 1 limão

– 3 colheres (sopa) de salsinha picada

– 3 colheres (sopa) de coentro picado

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

– 2 e ½ xícaras (chá) de farinha de mandioca crua.

Modo de Preparo:

Junte em uma panela a cabeça de peixe, água e o louro. Deixe fervendo por aproximadamente 20 minutos. Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho. Coloque o molho de tomate e os demais temperos refogando por cinco minutos.

Por último, junte o conteúdo das duas panelas e vá colocando a farinha de mandioca aos poucos, mexendo até parecer um purê. Quanto mais farinha você colocar, mais consistente ele fica.

Para acompanhar, arroz da sua preferência, batatas cozidas e salada verde.

Receita com camarão

Além da versão tradicional, se você gosta de camarão, pode preparar a receita com esse ingrediente.

Ingredientes:

– 4 colheres (sopa) de azeite

– 2 dentes de alho picados

– 1 pimentão verde picado

– 1 cebola grande em rodelas finas

– 1 tomate grande

– 3 filés de pescada branca

– Sal a gosto

– 500g de camarões pequenos

– 4 xícaras de água

– Farinha de mandioca.

Modo de Preparo:

Doure o alho em uma panela média. Coloque o tomate, o pimentão e a cebola. Acrescente os filés de pescada, o sal e o camarão. Despeje a água e deixe ferver. Aos poucos, acrescente a farinha de mandioca, mexendo sempre até ficar com uma consistência mais firme.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!