Clínica Geral

Psoas: conheça a importância desse músculo para o nosso corpo

Por Redação Doutíssima 19/04/2015

Um músculo vital para o nosso funcionamento e bem-estar emocional, mas que poucos o conhecem. Assim pode ser definido o psoas, estrutura que estabiliza o corpo humano e reflete as emoções. Conheça um pouco mais sobre esse músculo e saiba como cuidar dele.

A função do psoas

O músculo psoas é a base de toda nossa estabilidade, seja ela estrutural ou emocional. É de grande importância porque, mesmo que você não o conheça direito, é ele um dos maiores responsáveis pelo seu bem-estar físico.

O psoas inicia na última vértebra do tórax e segue até o fêmur, aliado ao músculo ilíaco. Ele funciona como um interlocutor entre o nosso tronco e as pernas. É por causa dele que nos mantemos em pé e, quando caminhamos, podermos levantar as pernas.

Ele é um músculo de suporte para os órgãos que ficam no abdômen, ao mesmo tempo em que também dá apoio à coluna e ao tronco. O psoas dá o equilíbrio da cintura pélvica que, por sua vez, equilibra todo o corpo.

psoas

Prática de exercícios físicos ajuda a manter a saúde do músculo psoas. Foto: iStock, Getty Images

Por ser tão importante, quando algo está errado com ele, as dores nas costas e instabilidades nos joelhos tendem a aparecer. Já se ele está fortalecido, o corpo todo tem uma melhora significativa tanto na parte física quanto emocional.

Ele tem a característica de ser formado por um tecido biointeligente que decodifica a nossa vontade de sobreviver e nos desenvolver. Por isso é considerado um condutor de emoções. Sabe quando sentimos borboletas no estômago? Pois elas são o psoas trabalhando. Isso porque o músculo é ligado ao diafragma e influencia na respiração e no medo.

Problemas que podem acometer o psoas

Por ser um mensageiro de emoções, ele fica constantemente mandando recadinhos para o sistema nervoso central (SNC). Quem está sempre tenso tende a ter problemas nas glândulas suprarrenais e a baixa no sistema imunológico justamente por conta dessa comunicação constante.

Quando, por alguma razão, você começa a usar menos esse músculo, ele perde a função e pode até encurtar. Se isso acontece, há sobrecarga de outros músculos e órgãos e desestabiliza sua maneira de caminhar. Se ele fica muito fraco, causa lombalgia (dores nas costas) e lesões na coluna e no joelho.

Embora seja um músculo que fica em uma região bastante profunda do corpo, maus hábitos podem prejudicar o psoas. Mesmo costumes simples como acomodar-se em lugares inadequados, usar roupas apertadas ou sapatos sob os quais você tem que ficar se equilibrando, são hábitos que prejudicam a postura e, consequentemente, esse músculo.

Com o tempo, por conta desses descuidos, seu corpo vai alterando a postura e é essa alteração que faz com que o psoas se enfraqueça.

Mantenha-o saudável

O segredo de ter esse músculo forte e com alto desempenho de suas atividades é ter hábitos saudáveis que protejam a sua postura. A prática de exercícios físicos, aliada a boa escolha de roupas que não prejudiquem seu equilíbrio ajudam e muito. .

Ele também é chamado de “músculo da alma” por ser um centro de energia do organismo. Se o mantiver forte, saudável e flexível, a energia tende a fluir com mais facilidade e auxiliar as estruturas ósseas, musculares e articulares. Portanto, cuide desse músculo caso queira ter uma vida mais saudável.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!