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Exercícios

Conheça 4 exercícios para vencer a flacidez muscular

Por Redação Doutíssima 20/04/2015

Sabe aquela sensação desconfortável que dá ao perceber a flacidez muscular? Infelizmente, isso é mais comum do que gostaríamos. Ela é resultado comum do sedentarismo, do chamado efeito sanfona e também tem origem em outros fatores, como a idade.

 

Trata-se da diminuição dos índices de massa magra no corpo, ou seja, os músculos, que é uma ocorrência natural do passar dos anos. Porém, uma boa dieta e exercícios físicos podem atuar trabalhando contra o tempo e fortalecendo o tônus muscular.

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Flacidez pode ser combatida com exercícios específicos. Fotos: Shutterstock

Contra a flacidez muscular, mexa-se!

É fato que a nossa musculatura vai diminuindo aos poucos com o avanço da idade. Porém, com fatores como sedentarismo, má alimentação, além de predisposição genética, fumo, gravidez, obesidade e distúrbios hormonais, isso pode ocorrer de forma precoce. Portanto, é preciso evitar estes fatores que causam a flacidez muscular.

Neste contexto, os exercícios físicos, principalmente os anaeróbicos, que trabalham especificamente para melhorar os índices de massa magra muscular, são uma forma eficaz de evitar que o corpo fique com uma aparência flácida. Além disso, eles devem ser aliados a uma boa alimentação.

 

Exercícios para flacidez muscular

Aprenda quais exercícios podem ser aliados no combate à flacidez muscular:

1. Musculação

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A musculação é a melhor forma de exercício para combater a flacidez muscular. Isso porque pode ser feita por pessoas de qualquer idade, e com qualquer condicionamento físico, desde que acompanhadas por um profissional.

 

Cada exercício vai trabalhar especificamente cada grupo muscular, aumentando o seu tônus. Assim, é possível ter o corpo que você sempre quis, apenas utilizando os aparelhos certos e praticando a modalidade regularmente.

 

2. Pilates

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O método Pilates envolve movimentos suaves e tem como objetivo o fortalecimento e o alongamento dos músculos. Há um forte foco sobre os músculos posturais, incluindo músculos abdominais, que são essenciais para sustentar o corpo.

 

É um tipo de exercício muito versátil e que atua melhorando a capacidade corporal de diversas formas, sendo indicado para pessoas de qualquer idade.

 

Outros benefícios são que o incentivo à estabilidade do corpo, a melhora da postura, o fortalecimento dos músculos e o alívio do estresse mental. Os exercícios são seguros durante a gravidez.

 

3. Ginástica funcional

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Este tipo de exercício vem ganhando força nas academias. O treinamento funcional trabalha os músculos do corpo por meio da integração em vários planos de movimento. Em essência, é exercício que imita a forma como você se move diariamente. Com isso, fortalece os músculos, principalmente aqueles que você precisa para a sua sustentação e para realizar as suas tarefas diárias.

 

Ao contrário dos aparelhos de musculação tradicionais, que trabalham os músculos de forma isolada, a ginástica funcional trabalha alguns grupos musculares em conjunto, melhorando o movimento daquela região do corpo e, como consequência, aumentando o tônus muscular. Este tipo de exercício é ideal para qualquer pessoa, já que é totalmente adaptável a qualquer condição física.

 

4. Ginástica localizada

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Assim como na musculação, a ginástica localizada é uma ótima forma de combater a flacidez muscular, já que atua trabalhando a musculatura de uma forma isolada. Se você sofre com a flacidez nos braços, por exemplo, pode explorar exercícios que atuam trabalhando diretamente os músculos que sustentam o braço.

Além disso, a ginástica localizada pode ser feita em casa, sem a necessidade de aparelhos. Mas é claro que é importante conhecer a sua condição de saúde antes de iniciar qualquer tipo de atividade física.

 

 

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