Bonita e não tão comum quanto a vermelha, a maçã verde, bem como a sua co-irmã, possui propriedades suficientes para que, ao comermos uma por dia, tenhamos uma vida mais longa e saudável. Aprenda como utilizar essa fonte de saúde no seu dia a dia e tirar o máximo de proveito dessa fruta milagrosa.
Benefícios da maçã verde
O primeiro questionamento que deve estar cruzando a sua cabeça é “qual a diferença entre a as maçãs verde e vermelha?”. A resposta é simples, já que as duas têm características nutricionais bastante semelhantes. A maçã verde é um pouco mais azedinha, pois é mais ácida que qualquer tipo de maçã vermelha, que é mais adocicada.
Por ter poucas calorias (uma pequena tem aproximadamente 100 calorias), é indicada para qualquer tipo de dieta. Seu valor não se restringe a matar a fome sem engordar. Uma pesquisa feita na Universidade de Wageningen, na Holanda, mostrou que ela é uma das principais fontes de redução de riscos de acidente vascular cerebral.
Isso porque a fruta, além de bonita por fora, possui uma polpa branca por dentro. Segundo o estudo feito por 10 anos com cerca de 20 mil pessoas com idades entre 20 e 65 anos, as frutas e legumes que possuem essa caracterísca interna diminuem em até 52% a chance de derrames.
Quer mais razões para incluir a maçã verde na sua alimentação? Ela tem ação anti-inflamatória e é uma ajudante de peso para o sistema digestivo, pois é antiácida, regulariza o intestino, podendo ser, conforme o caso, um laxante suave ou anti-diarreia.
Além disso, é naturalmente diurética e, por essa razão, ajuda no emagrecimento e também na redução da pressão arterial.
Como incluir a maçã verde na sua alimentação
Por ser prática, versátil e bastante fácil de encontrar, essa maçã pode se tornar essencial na sua alimentação já que cai bem com pratos doces e até salgados.
1. Como sobremesa
Para aproveitar essa fruta depois das refeições, você pode fazer uma mousse de maçã verde.
Ingredientes:
– 3 maçãs verde com casca e picadinhas
– Suco de 1 limão
– 1/2 xícara (chá) de água
– 1 pote de iogurte natural
– 6 colheres (sopa) de açúcar (se preferir, use adoçante a gosto)
– 300 ml de creme de leite fresco.
Modo de Preparo:
Em uma panela, ponha a maçã, o suco de limão, a água e cozinhe durante 10 minutos em fogo baixo. Deixe esfriar. Bata no liquidificador a maçã, o iogurte e o açúcar até ficar homogêneo. Bata o creme de leite no ponto de chantilly e misture ao creme de maçã. Sirva gelado.
2. No almoço ou no jantar
Para incluir a fruta na hora do almoço ou do jantar, vale utilizar essa maçã na salada.
Ingredientes:
– 1 maçã verde
– 3 rabanetes
– Folhas de alface americana
– 30 gramas de queijo gorgonzola
– Suco de meio limão
– 2 colheres (sopa) de óleo de oliva extravirgem
– Sal e pimenta a gosto.
Modo de Preparo:
Corte a maçã em finas fatias no sentido do comprimento. Corte também os rabanetes em fatias bem finas. Coloque as folhas de alface, de preferência rasgadas, que é para não perder as propriedades.
Acrescente a maçã, o rabanete e o queijo gorgonzola em pedacinhos. Misture o suco de limão, o óleo, uma pitada de sal e de pimenta e tempere.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!