Dica do Nutricionista

Maçã verde: confira benefícios e como aproveitar melhor a fruta

Por Redação Doutíssima 20/04/2015

Bonita e não tão comum quanto a vermelha, a maçã verde, bem como a sua co-irmã, possui propriedades suficientes para que, ao comermos uma por dia, tenhamos uma vida mais longa e saudável. Aprenda como utilizar essa fonte de saúde no seu dia a dia e tirar o máximo de proveito dessa fruta milagrosa.

 

Benefícios da maçã verde

O primeiro questionamento que deve estar cruzando a sua cabeça é “qual a diferença entre a as maçãs verde e vermelha?”. A resposta é simples, já que as duas têm características nutricionais bastante semelhantes. A maçã verde é um pouco mais azedinha, pois é mais ácida que qualquer tipo de maçã vermelha, que é mais adocicada.

maca verde

Tipo de maçã pode ajudar a regular o intestino e a diminuir a pressão arterial. Foto: iStock, Getty Images

Por ter poucas calorias (uma pequena tem aproximadamente 100 calorias), é indicada para qualquer tipo de dieta. Seu valor não se restringe a matar a fome sem engordar. Uma pesquisa feita na Universidade de Wageningen, na Holanda, mostrou que ela é uma das principais fontes de redução de riscos de acidente vascular cerebral.

Isso porque a fruta, além de bonita por fora, possui uma polpa branca por dentro. Segundo o estudo feito por 10 anos com cerca de 20 mil pessoas com idades entre 20 e 65 anos, as frutas e legumes que possuem essa caracterísca interna diminuem em até 52% a chance de derrames.

Quer mais razões para incluir a maçã verde na sua alimentação? Ela tem ação anti-inflamatória e é uma ajudante de peso para o sistema digestivo, pois é antiácida, regulariza o intestino, podendo ser, conforme o caso, um laxante suave ou anti-diarreia.

Além disso, é naturalmente diurética e, por essa razão, ajuda no emagrecimento e também na redução da pressão arterial.

 

Como incluir a maçã verde na sua alimentação

Por ser prática, versátil e bastante fácil de encontrar, essa maçã pode se tornar essencial na sua alimentação já que cai bem com pratos doces e até salgados.

1. Como sobremesa

Para aproveitar essa fruta depois das refeições, você pode fazer uma mousse de maçã verde.

Ingredientes:

– 3 maçãs verde com casca e picadinhas

– Suco de 1 limão

– 1/2 xícara (chá) de água

– 1 pote de iogurte natural

– 6 colheres (sopa) de açúcar (se preferir, use adoçante a gosto)

– 300 ml de creme de leite fresco.

Modo de Preparo:

Em uma panela, ponha a maçã, o suco de limão, a água e cozinhe durante  10 minutos em fogo baixo. Deixe esfriar. Bata no liquidificador a maçã, o iogurte e o açúcar até ficar homogêneo. Bata o creme de leite no ponto de chantilly e misture ao creme de maçã. Sirva gelado.

2. No almoço ou no jantar

Para incluir a fruta na hora do almoço ou do jantar, vale utilizar essa maçã na salada.

Ingredientes:

– 1 maçã verde

– 3 rabanetes

– Folhas de alface americana

– 30 gramas de queijo gorgonzola

– Suco de meio limão

– 2 colheres (sopa) de óleo de oliva extravirgem

– Sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo:

Corte a maçã em finas fatias no sentido do comprimento. Corte também os rabanetes em fatias bem finas. Coloque as folhas de alface, de preferência rasgadas, que é para não perder as propriedades.

 

Acrescente a maçã, o rabanete e o queijo gorgonzola em pedacinhos. Misture o suco de limão, o óleo, uma pitada de sal e de pimenta e tempere.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!