Receitas

Pimenta rosa: aproveite os seus benefícios nas refeições

Por Redação Doutíssima 20/04/2015

Você sabia que pimenta rosa é, na verdade, uma fruta encontrada na árvore aroeira? Ela apresenta um sabor levemente adocicado e uma ardência quase imperceptível.

Com base em estudos feitos pela Universidade de São Paulo (USP), a pimenta rosa e a pimenta do reino apresentam características muito específicas que atuam na prevenção do Mal de Alzheimer.

Segundo a cientista que desenvolveu a pesquisa, Fúvia de Oliveira Biazotto, o baixo custo da inclusão desses alimentos na dieta e a sua composição faz com que essas especiarias sejam observadas com maior atenção.

pimenta rosa

Pimenta rosa é usada na prevenção do Mal de Alzheimer. Foto: iStock, Getty Images

Conheça mais benefícios da pimenta rosa

Os benefícios da pimenta rosa vão muito além da prevenção do Mal de Alzheimer. Confira a seguir.

1. Perder peso

Isso mesmo! A pimenta rosa auxilia na perda de peso, mas isso só é possível se for consumida 1 colher (sopa) dessa especiaria uma vez por dia. Essa redução de peso ocorre porque a pimenta proporciona a sensação de saciedade.

2. Poder antioxidante

Alimentos antioxidantes são conhecidos por atuarem contra o envelhecimento precoce e também na prevenção de doenças como câncer e diabetes. É justamente essa característica, aliada a outras bem específicas da pimenta, que a fazem objeto de estudo na prevenção da doença de Alzheimer.

3. Prevenção da gripe

A pimenta rosa contém uma maior concentração de vitamina C que a encontrada na laranja. Além dela, a pimenta tem em sua composição vitamina A, B1, B2 e E.

4. Fonte de minerais e fibras

Cálcio, ferro, caroteno, tiamina, niacina, riboflavina e fibras são alguns dos minerais encontrados na pimenta. O cálcio não é só importante para a saúde dos ossos, esse mineral é essencial para a contração muscular, frequência cardíaca e coagulação do sangue.

5. Características termogênicas

Auxilia na eliminação da gordura corporal, se for consumida durante as refeições do dia.

Receita de salmão com pimenta rosa

Veja como é fácil introduzir a pimenta rosa na sua dieta aprendendo a preparar essa receita deliciosa.

Ingredientes:

 

– 4 postas de salmão com 150 g cada

– sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

– 2 colheres (sopa) de manteiga

– 2 colheres (sopa) de azeite.

 

Ingredientes para o molho:

 

– 2 tomates sem pele e sem sementes

– 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco

– 1 colher (sopa) de pimenta rosa

– sal a gosto.

 

Modo de preparo do salmão:

Tempere o salmão com sal, pimenta do reino e reserve. Em uma frigideira, aqueça a manteiga e o azeite. Frite o salmão por aproximadamente 3 minutos. Após esse processo leve-o ao forno por 4 minutos e desligue. Mantenha o peixe no local aquecido.

Modo de preparo do molho:

Você pode usar a mesma frigideira que fritou o peixe. Coloque o tomate e deixe em fogo médio. O tomate tem que ficar desmanchando na frigideira. Acrescente creme de leite, sal a gosto. Reduza o fogo por 10 minutos.

Depois desse processo é necessário peneirar o molho, acrescentar a pimenta rosa e levar ao fogo por mais 2 minutos. O peixe está pronto para ser servido.

 

Fique atento!

Quando a pimenta rosa é consumida em excesso pode afetar o paladar, chegando a destruir a sensibilidade da língua e as mucosas. Pessoas que sofrem com hipertensão e problemas gastrointestinais devem evitar o consumo dessa especiaria. É que essa fruta tende a agravar esses problemas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!