Moda

Saiba por que o jeans rasgado é tendência da moda

Por Redação Doutíssima 20/04/2015

Quem é que não tem pelo menos uma calça jeans no armário? A peça é tão básica que pode ser usada com diversas combinações em todas as estações do ano. Nas últimas temporadas, o jeans rasgado ou o destroyed jeans tem ganhado a atenção nas passarelas e na rua.

Desta vez, as peças ganharam novo conceito. O jeans rasgado aparece bastante destruído na frente. E o tamanho do rasgo não importa, desde que seja usado da forma correta.

jeans-rasgado

Independente da estação do ano, jeans rasgado segue entre as peças mais usadas. Foto: Shutterstock

Calça jeans: uma senhora de 165 anos

Tudo começou na indústria têxtil por volta de 1850, quando os Estados Unidos estavam no topo da corrida pelo ouro e os trabalhadores das minas tinham que trocar de roupas frequentemente devido ao grande esforço que faziam durante o trabalho.

 

Foi quando um rapaz chamado Levi Strauss – o fundador da famosa marca de jeans Levi’s -, que vendia tecidos usados para cobrir as carroças dos mineiros, teve a ideia de produzir peças com este material. A resistência e durabilidade foram os principais motivos para que o jeanswear ganhasse força e se tornasse popular em todo o mundo.

Jeans rasgado em alta para todas

A intenção dessa peça é mostrar um pouco mais das pernas, mesmo usando uma calça. O jeans rasgado quebra a monotonia do visual básico calça e camisa.

 

O look é tão bem aceito que é comum vermos famosas desfilando com esse modelo. Entre elas, podemos citar Bruna Marquezine, Sophie Charlotte, Kim Kardashian, Jennifer Lopez e Cameron Diaz.

Quer saber como usar o jeans rasgado sem errar? Confira dicas de combinações e diferentes estilos:

– Abuse do salto alto e de sapatos mais elegantes

 

– Utilize peças superiores básicas, como camisas lisas, camisetas de banda e blazer nos casos mais elaborados

 

– Não tenha medo de usar acessórios como maxi colares e brincos e muitas pulseiras

 

– O jeans rasgado com lavagem escura é uma boa opção para uma combinação mais refinada.

 

jeans-rasgado

Miley Cyrus é uma das celebridades adeptas do jeans rasgado. Foto: Allan Bregg, Shutterstock.com

Calça convencional vira jeans rasgado

1. Escolha bem qual jeans você vai rasgar

Pegue aquela peça esquecida e que precisa de uma renovada. Não precisa rasgar aquele jeans novinho que acabou de comprar. Lavagens mais claras dão um resultado mais natural com rasgos, pois parecem estar desbotados e gastos de verdade. Escolha um estilo de rasgo e siga com ele, seja para jeans gasto, buracos grandes ou muitos rasgos.

2. Materiais necessários

Para confeccionar o seu jeans rasgado, use palha de aço, papel-lixa, tesoura e estilete.

3. Decida onde você quer o rasgo e aventure-se

Com um lápis, marque os lugares que deseja rasgar. Se deseja um efeito mais preciso, use uma régua para determinar a medida do rasgo. Puxe os fios do jeans para fazer partes gastas com estilete. Assim, as fibras ficarão soltas nessa área, deixando um pouco da perna à mostra. Puxe os fios brancos que teimam em sair do jeans.

4. Reforce sua peça customizada

Para evitar que os rasgos do jeans continuem aumentando à medida que ele é usado e lavado, costure ao redor dele. Use uma linha com uma cor igual ou o mais próxima possível do jeans para costurar à mão ou na máquina.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!