Receitas

Aprenda a fazer uma receita de pão de alho

Por Redação Doutíssima 21/04/2015

A receita de pão de alho é muito versátil porque funciona como um ótimo acompanhamento. Você pode usar o pão com alho como aperitivo, acompanhamento do churrasco de domingo ou até mesmo de uma sopa. Além disso, essa receita é muito saudável, já que o alho possui inúmeras propriedades medicinais. E o melhor de tudo: ela é muito fácil de fazer.

 

Receita de pão de alho: deliciosa e saudável

O alho contém vitaminas C, B6, manganês, selênio e outros antioxidantes. As pesquisas mais recentes sugerem que o alho pode ser eficaz contra a hipertensão arterial, as doenças cardiovasculares, o colesterol, as constipações e alguns tipos de câncer.

receita de pao de alho

Pão de alho pode ser uma opção prática e saudável para acompanhar refeições. Foto: iStock, Getty Images

Um estudo canadense de 2012 indica que é possível usar o alho para tratar a pressão arterial elevada. De acordo com o levantamento, quem consome 200mg de alho em pó, três vezes por dia, consegue reduzir a pressão arterial.

 

Outra pesquisa, feita pela Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, concluiu que o alho produz “reduções modestas” em níveis de colesterol total.

 

Além disso, outro benefício muito comum do alho é a prevenção e o tratamento de resfriados. Seu potencial para a cura foi confirmado por uma pesquisa feita pela Universidade de Western, na Austrália. Ainda, a avaliação da World Cancer Research Fund, em 2007, concluiu que o alho protege contra o câncer do intestino e do estômago.

 

Se você não consome alho regularmente, pode estar se privando desses benefícios maravilhosos. Se você acha que o sabor não é agradável, fazer uma receita de pão de alho é uma ótima opção, já que seu sabor intenso se envolve a outros ingredientes, tornando a receita uma mistura de sabores incríveis.

 

receita-de-pao-de-alho

 

Receita de pão de alho

Aprenda a fazer uma receita de pão de alho prática e aproveite os benefícios desse alimento.

Se você quer uma opção com menos calorias da receita de pão de alho, é só substituir o pão branco por fatias de pão integral. Além disso, é possível usar requeijão light no lugar da manteiga.

Ingredientes:

1 pão ciabatta ou outro de sua preferência

100g manteiga com sal, em temperatura ambiente

2 colheres de azeite de oliva

4 dentes de alho

Salsinha finamente picada, a gosto

40 gramas de parmesão ralado, e um pouco mais para a cobertura

Suco de um limão

Sal a gosto.

 

Modo de Preparo:

Para fazer essa receita de pão de alho, pique o alho e, em seguida, misture-o em uma pequena tigela com a manteiga, o azeite de oliva, o suco de limão, o parmesão o sal e a pimenta.  Mexa bem até que todos os ingredientes formem uma pasta.

 

Corte o pão em fatias de mais ou menos 2,5 cm de espessura. Depois, adicione uma colher de sopa de pasta de alho sobre cada fatia e espalhe sobre a superfície com uma faca.

Disponha as fatias em uma assadeira e coloque-as no freezer por cerca de 15 minutos para que a manteiga fique firme.

 

Para assar as fatias de pão de alho congeladas, pré-aqueça o forno a 200 graus. Uma vez que o forno está aquecido, adicione o parmesão extra e a salsinha picada. Asse por 10 a 12 minutos, ou até que as bordas estejam douradas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!