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Receitas

Aprenda a fazer um bolo de cenoura saudável

Por Redação Doutíssima 22/04/2015

O bolo de cenoura é um daqueles alimentos que faz você acreditar que está no caminho certo. Afinal, tem cenoura, alimento extremamente benéfico para a saúde. A receita tradicional, porém, é uma bomba calórica.

 

Uma generosa fatia de bolo de cenoura com cobertura contém cerca de 650 calorias. Por isso, para ter todos os benefícios desse legume, algumas dicas podem tornar a receita mais saudável.

 

Por que devo consumir a cenoura?

As cenouras são uma excelente fonte de vitamina A, fornecendo 210% das necessidades do adulto médio para um dia. Elas também proporcionam 6% das necessidades de vitamina C, 2% do cálcio e do ferro necessários para o dia a dia, em cada porção.

 

É o antioxidante betacaroteno que dá às cenouras sua cor laranja brilhante. O betacaroteno é absorvido no intestino e convertido em vitamina A, durante a digestão. Cenouras também contêm fibras, vitamina K, potássio, folato, manganês, fósforo, magnésio, vitamina E e zinco.

bolo de cenoura

Troque os ingredientes refinados por integrais e deixe saudável seu bolo de cenoura. Foto: iStock, Getty Images

Estudos mostram que a adição de uma cenoura por dia em nossa dieta reduz significativamente os riscos de câncer e também as chances de derrame em 68%.

 

Muitas pesquisas têm reforçado a crença do “efeito cenoura” no cérebro – aquelas realizadas em pacientes com AVC, por exemplo, revelaram que aqueles com níveis mais elevados de betacaroteno tiveram a maior taxa de sobrevivência.

 

Além disso, a pectina da cenoura reduz os níveis de colesterol. Além disso, esse alimento contém outras substâncias que atuam para manter o sistema óptico saudável, com proteção especial contra o astigmatismo, a degeneração macular e a catarata.

 

Bolo de cenoura mais saudável

Se você quer manter o peso, deve ficar longe das versões tradicionais do bolo de cenoura, já que são ricas em gorduras, carboidratos e açúcar.

 

Por isso, com algumas substituições, é possível fazer uma receita tão gostosa de bolo de cenoura quanto a original e que não vai pesar na balança. A ideia é mudar elementos refinados por integrais e diminuir a incidência de farinha e açúcar.

 

Receita de bolo de cenoura saudável

Agora que você já sabe dos benefícios do alimento favorito do Pernalonga, separamos abaixo uma receita saudável de bolo de cenoura. Então, mãos na massa!

Ingredientes:

– 3 xícaras de cenoura ralada

– ½ xícara de farinha integral

– ½ xícara de óleo de canola ou óleo de coco

– ½ xícara de sucralose ou stevia para forno e fogão

– 2 xícaras de farinha de aveia

– 1 colher de chá de fermento em pó

– 1 pitada de sal

– 1 colher de chá de essência de baunilha

– 1 colher de chá de canela

– 4 ovos.

 

Como fazer:

Misture o óleo e a cenoura no liquidificador até que formem um purê. Leve a mistura para uma tigela, adicione os demais ingredientes e mexa até que tudo esteja incorporado.

 

Depois, unte uma forma ou prepare-a com uma folha de papel de seda. Despeje a mistura sobre o papel. Asse em forno a 200 °C, por cerca de 25 minutos ou até que um palito de dente saia limpo.

Dica de cobertura:

Se você quiser uma cobertura igualmente saudável, pode usar uma colher de sopa de cacau ou alfarroba em pó e três colheres de água e adoçante a gosto. Leve ao microondas até a consistência desejada, mexendo sempre a cada 20 segundos.

 

 

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