Remédios Caseiros

Aprenda a fazer um xarope para tosse seca

Por Redação Doutíssima 22/04/2015

Provavelmente, sua avó já fez para você um xarope para tosse seca caseiro. Insistente ou esporádica, a tosse sempre causa desconforto e, em alguns ambientes, transtorno para quem está tossindo e às pessoas próximas. Entenda o que causa essa irritação e aprenda a fazer xarope em sua casa.

 

Alerta ao xarope para tosse seca

Antes de tudo, saiba que, de acordo com um estudo publicado em 2010 no Jornal Brasileiro de Pneumologia, a tosse é o sintoma que mais faz as pessoas procurarem os médicos. Qualquer tosse é sinônimo de que algo nas suas vias respiratórias não vai bem.

 

Ela é uma reação do organismo a infecções, inflamações ou simples irritação provocadas por doenças simples, graves ou mesmo por agentes externos como poeira, ácaro ou fungos.

xarope para tosse seca

O xarope para tosse caseiro não pode substituir a consulta com um profissional. Foto: iStock, Getty Images

Antes de tomar um xarope para tosse seca, você deve observar o que causou esse sintoma. Se surgiu de repente e persiste por algumas semanas, é hora de você procurar um médico antes de mascarar essa manifestação.

Doenças graves, como pneumonia, tuberculose e até câncer no pulmão, costumam provocar essa reação. Se você tomar um xarope para tosse seca, pode diminuir os sintomas e pensar estar curado, o que nem de longe é verdade.

Fatores como cigarros e até ambientes secos, com ar condicionado podem desencadear a tosse seca que, conforme a intensidade, pode ser bastante dolorosa. Isso porque ela irrita a garganta. Nesses casos, o xarope para tosse seca pode ser um paliativo do desconforto, até você procurar um profissional de saúde.

 

Como fazer xarope para tosse seca

Uma recomendação antes de pensar em fazer seu próprio xarope é não misturar tudo o que as pessoas dizem que é “bom para tosse”. Isso porque a mistura de nutrientes, se não for feita da maneira correta, pode mais prejudicar do que ajudar.

Um ingrediente que não pode faltar no xarope para tosse seca é a cenoura. Esse legume pode ser poderoso para acabar com a tosse porque é rico em vitaminas A, C, algumas do complexo B, potássio, sódio, ferro, fósforo e cálcio.

 

Outro ingrediente que esconde muitos benefícios é o orégano. Ele tem a função de combater doenças pulmonares, tosse, dores de cabeça, musculares, das articulações, de dente e estomacais.

O mel é um curativo conhecido desde o tempo da vovó. Suas funções antibióticas promovem o alivio do sintoma da tosse e previne o surgimento de mais ocorrência.

Confira duas receitas de xarope. Mas é preciso prestar atenção: nenhum dos dois são recomendados para crianças menores de um ano. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), bebês até essa idade não podem consumir mel por serem mais suscetíveis ao bucolismo, uma intoxicação que pode ser fatal.

1. Xarope para tosse com cenoura

Ingredientes:

1 xícara de mel

4 cenouras médias

Modo de Preparo:

Triture as cenouras e coloque em uma panela. Misture o mel e leve ao fogo baixo até ficar uma pasta grossa. Espere esfriar e guarde em um recipiente de vidro hermeticamente fechado. Todos os dias, tome três vezes essa mistura. A medida é uma colher de sopa.

2. Xarope para tosse com orégano

Ingredientes:

1 colher de sopa de mel

1 colher de café de orégano

Modo de preparo:

Misture, em uma xícara, o mel e orégano. Coloque para aquecer no micro-ondas e, quando estiver morno, tome. Faça por três vezes ao dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!