Receitas

Aprenda receitas fáceis de pão caseiro

Por Redação Doutíssima 22/04/2015

Se você deseja levar uma vida mais saudável, fazer pão caseiro pode ser uma ótima opção. Além de mais barato, por você selecionar os ingredientes, ele se torna uma opção mais nutritiva e com menos aditivos do que os pães fabricados comercialmente.

 

É possível fazê-lo de diversas maneiras e com diferentes sabores, e as receitas são mais fáceis do que você imagina. Que tal deixar a sua cozinha com o cheiro gostoso de um pão caseiro bem quentinho?

pao caseiro

Fazer pão em casa é uma opção para selecionar ingredientes saudáveis e nutritivos. Foto: iStock, Getty Images

Pão caseiro: ingredientes mais saudáveis

No café da manhã, no lanche da tarde ou até mesmo no jantar. O pão está presente em muitas casas pelo Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), 52% dos pães consumidos em padarias são do tipo francês. Entretanto, não podemos esquecer que com a correria do dia a dia, muitas pessoas optam por comprar pão nos supermercados.

 

As etiquetas em pães comerciais são capazes de levar as pessoas a acreditarem que eles contêm mais grãos integrais do que a realidade. Quando você prepara o seu pão em casa, tem certeza da quantidade de grãos integrais incluídos na receita.

 

É aqui que entra o pão caseiro. Você seleciona todos os ingredientes que entram nele. É possível escolher farinhas de alta qualidade, ovos e laticínios. Você também controla o teor de açúcar, e não tem que se preocupar com substâncias que oferecem calorias vazias.

 

Em outras palavras, você pode fazer um pão mais saudável usando 100% de farinha de trigo integral ou outros grãos.

 

Receitas de pão caseiro para experimentar

Confira duas receitas para você preparar na sua casa.

 

1. Pão caseiro tradicional

Ingredientes:

– 2 copos de leite morno

– 3 colheres (sopa) de açúcar

– 3 ovos

– 1 colher (café) de sal

– 1 colher (sopa) de açúcar

– ½ xícara (chá) de óleo

– 2 tabletes de fermento biológico fresco

– 1 kg de farinha de trigo (aproximadamente).

 

Modo de Preparo:

Misture o leite, os ovos, o óleo, o sal, o açúcar e o fermento. Em uma tigela grande, coloque a metade da farinha e despeje a mistura. Mexa bem até formar uma massa homogênea, e vá adicionando farinha aos poucos para a massa não grudar nas mãos.

 

Depois, cubra a massa com um plástico filme e deixe descansar até que ela dobre o seu volume. Então, em uma superfície enfarinhada, separe a massa em pedaços e molde os pães conforme a sua preferência.

Para assar, basta pré-aquecer o forno a 200°C e colocar os pães por cerca de 30 minutos ou até que fiquem dourados.

 

2. Receita de pão caseiro integral

Ingredientes:

– 400 ml de água morna

– 25 g de fermento fresco para pão

– 100 ml de óleo ou azeite

– 1 colher (sobremesa) de sal

– 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

– 1 xícara (chá) de aveia

– 1/2 xícara (chá) de gérmen de trigo

– 1 xícara (café) de semente de linhaça

– 2 copos (requeijão) de farinha de trigo integral

– Farinha de trigo até dar o ponto.

 

Modo de Preparo:

Misture o fermento e o açúcar em uma tigela grande e adicione os demais ingredientes. Misture bem até formar uma massa, adicionando mais farinha, se necessário. Depois, em uma superfície enfarinhada, sove bem a massa e divida em partes, moldando o pão conforme a sua preferência.

Depois, deixe a massa descansar até dobrar o seu volume. Para assar, basta pré-aquecer o forno a 200°C e colocar os pães por cerca de 30 minutos ou até que fiquem dourados.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!