Receitas

Creme de abóbora traz benefícios ao corpo

Por Redação Doutíssima 22/04/2015

O creme de abóbora é uma opção saudável e deliciosa de refeição para os meses com temperaturas mais frias. Além de ser fácil de fazer, ele traz todos os benefícios surpreendentes da abóbora que favorecem a sua saúde. É também uma receita barata, já que a maioria dos ingredientes você provavelmente tem em casa.

 

Por que o creme de abóbora é saudável?

A abóbora é repleta de nutrientes. Ela é rica em fibras, possui baixo teor de calorias e contém diversas substâncias que previnem o aparecimento de doenças, como potássio, magnésio e vitaminas C e E.

creme de abóbora

Nutritivo, creme de abóbora é ótimo para a época de baixas temperaturas. Foto: iStock, Getty Images

No entanto, o que realmente a torna uma estrela dentre os alimentos saudáveis é a sua expressiva quantidade de carotenoides. Diversos estudos indicam que os alimentos ricos em carotenoides reduzem o risco da ocorrência de vários tipos de câncer, como de pulmão, cólon, bexiga, mama e pele.

 

Acredita-se, ainda, que há uma relação entre a baixa concentração de carotenoides no sangue e a maior possibilidade de sofrer de doenças do coração.

 

Dentre os carotenoides presentes na abóbora, destaca-se o betacaroteno – um dos antioxidantes mais famosos no mundo e normalmente associado à prevenção do câncer de pulmão.

 

Obter essa substância através do creme de abóbora é uma ótima opção, já que diversos estudos indicam que quando ela é consumida através de suplementos, pode ter um efeito negativo sobre o organismo.

 

Uma pesquisa finlandesa, publicada em 1996 e que avaliou 29 mil homens fumantes, descobriu que aqueles que tomaram suplementos de betacaroteno tinham 18% mais chances de desenvolver câncer de pulmão.

 

O alfacaroteno também é um dos carotenóides contidos na abóbora. Recentes pesquisas indicam que ele pode retardar o envelhecimento. Além disso, o alfacaroteno tem sido associado à prevenção de diversos tipos de câncer, bem como de cataratas.

 

creme-de-abobora

 

Aprenda a fazer um delicioso creme de abóbora

Em razão de todos esses benefícios, o creme de abóbora é uma excelente alternativa para as temperaturas mais frias e, é claro, para a sua saúde.

 

Ingredientes:

– 2 kg de abóbora cortados em pedaços e sem sementes

– 1 cebola cortada em fatias grossas

– 1 dente de alho

– 1/2 xícara de chá de azeite de oliva

– sal grosso e pimenta gosto

– 1/4 xícara de creme de leite

– 3 xícaras de caldo de legumes com baixo teor de sódio ou caseiro.

 

Como fazer:

 

Pré-aqueça o forno 200°C. Coloque a abóbora, a cebola e o alho em uma assadeira. Adicione o óleo e duas colheres de chá de sal. Misture bem e depois espalhe em uma única camada.

 

Leve ao forno até a abóbora ficar macia quando perfurada com a ponta de uma faca afiada, o que deve levar cerca de 30 minutos. Deixe esfriar e, em seguida, retire a casca.

 

Em uma panela grande, aqueça duas xícaras de caldo de legumes em fogo médio. Adicione a cebola e o alho assado, o caldo restante e a abóbora. Deixe ferver, reduza o fogo e cozinhe por 5 minutos.

 

Coloque em um liquidificador e bata até virar uma mistura homogênea. Volte para a panela, junte o creme de leite e tempere com sal e pimenta, se necessário. Está pronto o creme de abóbora!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!