Qualidade de vida

Dormir pelado faz bem para o organismo

Por Redação Doutíssima 22/04/2015

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 40% da população mundial sofre de algum distúrbio do sono. Com números tão altos, vale a pena investir em técnicas que possam fazer com que o descanso não seja um problema. Dormir pelado pode ser uma delas.

A informação pode parecer estranha e curiosa, mas há comprovação científica para o fato: dormir pelado traz benefícios ao organismo. A dica então é esta: deixe o pijama no guarda-roupa e aproveite as vantagens que dormir pelado pode proporcionar a você.

dormir pelado

Dormir pelado traz benefícios para a saúde e ajuda a dormir melhor. Foto: iStock, Getty Images

Por que dormir pelado?

Para quem ainda não está convencido de que dormir pelado é benéfico, separamos abaixo alguns benefícios da prática para fazer todo mundo mudar de ideia.

Dormir melhor

Ao dormir, sua temperatura corporal diminui e o corpo relaxa. Se você estiver de pijama, esse processo pode ser interrompido e demora mais tempo para acontecer. Isso significa um sono menos profundo.

Fazer mais sexo

Se você dorme acompanhado, saiba que abandonar as roupas gera benefícios hormonais, como maior liberação de oxitocina, o “hormônio do amor”. O processo acontece a partir do contato com a pele, o que também estimula a sensualidade e o sexo

Prevenir doenças

No caso das mulheres, por exemplo, doenças como a candidíase ocorrem pela proliferação de um fungo, que pode infectar, dentre outras partes do corpo, a vagina e a vulva.

 

O uso constante de absorventes diários, roupas íntimas e biquínis, especialmente se estiverem molhados, dificulta a ventilação na região e aumenta a possibilidade de fungos. Ao dormir sem roupa, você favorece a ventilação e evita a umidade.

Sentir-se mais atraente

Além de fazer mais sexo, você também vai se sentir mais atraente. A explicação é que andar sem pijama automaticamente coloca você em um estado mental sexy.

 

Isso ocorre porque o tecido pode interromper a produção da melatonina, que atua diretamente no sono e é também responsável por retardar o envelhecimento. Com a redução do hormônio, a tendência é que os cabelos e a pele fiquem menos saudáveis.

Perder peso

Talvez essa pareça a relação com menos sentido, mas há uma explicação para ela. Já dissemos que, ao ir para a cama sem roupas, você melhora a qualidade do seu sono.

 

Ao não dormir bem ou ter o sono interrompido, no entanto, o seu corpo vai produzir mais cortisol, substância que, em excesso, aumenta o seu apetite.

Além de dormir pelado, acrescente outras práticas

Se o simples fato de dormir pelado pode tornar o sono melhor, aliar essa prática a outros cuidados pode fazer com suas noites sejam cada vez mais relaxantes.

– Pratique atividades físicas regularmente

– Crie uma rotina de sono e durma entre seis a oito horas por dia

– Prefira não ingerir comidas pesadas na janta e antes de dormir

– Tente cortar a cafeína durante o período da noite. Os chás, de outro modo, são bem-vindos, especialmente os com efeito calmante, como é o caso da camomila

– Escolha colchão e travesseiro adequados e que permitam que você relaxe

– Quando já estiver deitado, deixe de lado os aparelhos eletrônicos

– No período da noite, evite situações que possam gerar ansiedade.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!