Qualidade de vida

Escolha o travesseiro ideal e garanta uma boa noite de sono

Por Redação Doutíssima 22/04/2015

Se você acha que o travesseiro não é importante para a hora de dormir, saiba que está errado. Uma boa noite de sono ajuda o corpo a descansar e alivia o estresse. Além de um colchão com as características específicas, o objeto no qual você descansa a cabeça também é um bom aliado na hora de relaxar.

 

No entanto, 63% da população adulta do Brasil relata ter alguma queixa relacionada ao sono. É o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto do Sono, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

 

A escolha errada do travesseiro ou a falta de cuidado com ele são exemplos de práticas que colaboram para uma noite menos relaxante. Ainda segundo a pesquisa, mais de 80% dos brasileiros usam o objeto de forma equivocada.

travesseiro

Escolha do travesseiro adequado traz impactos positivos na saúde. Fotos: Shutterstock

Como escolher o travesseiro certo?

“Não existe um travesseiro perfeito para todos os tipos físicos, e sim modelos que se adaptam à necessidade de cada pessoa”, explica a consultora do sono da Duoflex, Renata Federighi.

Na hora da comprar, são vários os aspectos que precisam ser levados em conta. Dentre eles, a consultora cita o biótipo corporal, a altura, o formato e o material do produto, além da posição em que se dorme.

Antes de comprar, peça para testar o objeto na loja e veja se o pescoço está alinhado com a coluna. Se você estiver muito inclinado, seja para cima ou para baixo, Renata alerta que esse não é o produto adequado.

Saiba como utilizar o travesseiro

Para ajudar a sua noite de sono a ser de real descanso, confira como utilizá-lo em cada posição:

1. Dormir de lado

travesseiro 

Quem costuma dormir de lado deve usar, além do travesseiro de apoio para a cabeça, um entre as pernas, que devem estar um pouco flexionadas. Dessa forma, a cervical e a coluna permanecem alinhadas, e o afastamento entre as pernas diminui o atrito entre os joelhos e os tornozelos

2. Dormir de bruços

travesseiro 

Essa não é uma posição que costuma ser indicada. No entanto, se quiser dormir de bruços, a melhor escolha é fazer uso de produtos baixos, que não elevem muito o corpo. Enquanto um deve dar apoio à cabeça, outro deve ser utilizado embaixo do abdômen

3. Dormir de barriga para cima

travesseiro 

Nesse caso, a indicação é de um travesseiro médio para a cabeça e outro embaixo dos joelhos, para que eles possam ter uma pequena flexão e descansem durante o sono.

Dicas e curiosidades

Agora que você sabe a importância desse objeto para uma boa noite de sono, confira algumas dicas para cuidar melhor dele:

1. Problemas

Um produto inadequado não causa apenas dores nas costas, ele também pode ser o responsável por alergias e doenças respiratórias. Isso porque eles costumam alojar ácaros, fungos e poeira.

2. Troca

O ideal é que eles sejam trocados em até dois anos.

3. Capas

Utilizar capas de edredom é uma boa forma de proteger o produto.

4. Produto lavável

Se o seu produto for do tipo lavável, só molhe se puder garantir que ele vai secar completamente e longe do sol.

5. Materiais

Os principais materiais utilizados para confeccionar esses objetos são a espuma, o látex, a fibra, o visco e as penas e plumas. Para escolher o mais adequado, pondere quais são as suas necessidades.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!