Clínica Geral

Especialista dá dicas de como organizar a geladeira

Por Redação Doutíssima 22/04/2015

Potes com sobras, embalagens misturadas, porta lotada e panelas sem tampa. Não é difícil encontrar geladeiras que se encaixem nessa descrição. Você pode até discordar de início, mas saber como organizar a geladeira é fundamental.

Além de evitar desperdícios, uma geladeira que possua todos os alimentos localizados no lugar certo – e do modo correto -, evita que você e a sua família acabem doentes porque algum produto estragou. A seguir, daremos dicas importantes sobre como organizar a geladeira.

como organizar a geladeira

Para manter a saúde e otimizar espaço é importante organizar a geladeira. Foto: iStock, Getty Images

Como organizar a geladeira: primeiro passo é limpar

Segundo a consultora em organização, Iraci Laudares, para organizar uma geladeira é necessário começar do zero. Por isso, é preciso retirar tudo de dentro e se preparar para a limpeza.

Externamente, uma esponja ou pano macio umedecido em água com detergente ou sabão neutro é o suficiente. Internamente, Iraci recomenda utilizar uma solução com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio diluída em dois litros de água morna. Para finalizar, é importante passar um pano seco e limpo.

E agora, como organizar a geladeira?

Antes de começar a distribuir os alimentos, pense no funcionamento da geladeira. Lembre que o ar frio é mais intenso na parte superior e que os produtos que ficam na porta estão em constante exposição ao calor que vem de fora.

Para organizar a geladeira, Iraci explica como cada tipo de comida deve ser armazenada para que dure mais tempo. Confira como fazer:

Congelador

Para quem costuma comprar carne em grandes porções, o ideal é reservar apenas o que vai ser consumido logo e guardar o restante no freezer, com identificação do nome da carne e da data de congelamento. A mesma dica vale para outros alimentos que não serão utilizados rapidamente.

 

Prateleiras de cima

As duas primeiras prateleiras são ideais para guardar alimentos como leite e derivados, iogurtes e queijos. Tudo que estragar muito rápido deve ficar ali.

 

Prateleiras intermediárias

Embora muitas pessoas tenham o costume de deixar os ovos na porta, essa não é a maneira indicada. Por se tratar de um alimento perecível, ele deve ficar na região intermediária da geladeira. As sobras de alimentos também e sempre armazenadas em potes fechados.

 

Gaveta inferior

Na gaveta devem ser depositadas frutas, verduras e legumes. Antes disso, porém, é necessário higienizar e secar cada unidade. Depois de secas, elas podem ser guardadas em sacos e potes limpos.

Porta

Molhos, conservas, refrigerantes em lata e caixas de suco podem ser armazenados na porta da geladeira. No entanto, evite carregar demais o local.

Como otimizar o espaço e aumentar a eficiência

Nos dias em que a geladeira estiver muito cheia, pode ser um desafio para encontrar o alimento que você procura. A melhor solução para isso é deixar os mais utilizados na frente e o restante na parte de trás.

“Outra dica é agrupá-los por tema, fazendo um kit para o café da manhã, com leite, manteiga, queijos e outras coisas, por exemplo. Este kit pode ficar em um recipiente plástico, como uma bandeja”, ensina Iraci Laudares.

 

Já para melhorar a refrigeração, a consultora de organização sugere que não sejam colocados plásticos nas prateleiras. Com eles, a capacidade de gelar é menor, o consumo de energia aumenta e a possibilidade de ferrugem e mofo também.

 

Agora que você já sabe como organizar a geladeira, mãos à obra!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!