Especialidades

Veja 4 doenças que podem estar por trás da tosse seca

Por Redação Doutíssima 23/04/2015

Se você está com tosse seca, saiba que essa é a manifestação pela qual seu corpo demonstra que as vias respiratórias vão mal. Pode ser passageiro ou representar uma doença mais grave. O que pode determinar a gravidade do problemas são os sintomas que acompanham esse tipo de tosse.

 

Conheça quatro doenças em que a tosse seca aparece entre os sintomas e exige uma ida ao médico. Infeções, inflamações ou uma simples irritação podem estar escondidas por trás da tosse e é hora de tratar.

tosse seca

Alergia e pneumonia são doenças que podem causar tosse em certos períodos do ano. Foto: iStock, Getty Images

Doenças sazonais com tosse seca como sintoma

Esse tipo de tosse pode estar por trás de doenças comuns em alguma época do ano. Qualquer enfermidade, diagnosticada no começo, diminui o tempo de tratamento e o desconforto.

Alergia

É uma reação natural a qual o corpo reage a agentes externos como poeira, pólen, poluição, ácaros, produtos químicos e outros. Costuma ser mais comum na primavera, em função da alta quantidade de flores.

 

Como sintomas, tem tosse seca e espirros em sequência. Por conta disso, coriza e dores de cabeça podem surgir.

Para o tratamento, uso de antialérgicos, descongestionantes nasais e soro para lavar o nariz. Também é importante evitar móveis e materiais que possam acumular poeira, manter animais de estimação fora dos cômodos e, ao fazer limpeza, usar máscara para o rosto para evitar a crise.

Pneumonia

Trata-se de um processo infeccioso que acontece nos pulmões e pode atingir a região dos alvéolos, em alguns casos, nos espaços entre as células. Bastante comum no inverno e costuma afetar com mais frequência crianças e idosos.

A tosse vem acompanhada de febre alta, em geral acima dos 38º, dores torácicas, alteração de pressão, falta de ar, secreção, fraqueza e confusão mental. O tratamento pode ser realizado com antibióticos. A cura ocorre em média, em até quatro dias.

Tosse seca e doenças graves

Diferentemente das doenças sazonais, as doenças graves, que têm a tosse como sintoma, requerem uma atenção especial e rapidez na busca do tratamento ou, caso contrário, podem levar o paciente a óbito.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa provocada pelo bacilo de Koch e que pode afetar todos os tecidos, principalmente os pulmões, ossos, rins e tecidos que recobrem o cérebro.

A tosse seca aparece como sintoma da tuberculose no estágio inicial, depois ela vem acompanhada de secreção, por cerca de quatro semanas até apresentar sangue ou pus. Além disso, a pessoa pode apresentar falta de apetite, palidez, fraqueza, sudorese noturna, fadiga e febre.

O tratamento da tuberculose deve ser feito por seis meses, sem interrupções, à base de antibióticos. Se o paciente levar o tratamento até o fim, a cura é total.

Câncer de pulmão

É um dos tumores mais letais porque no estágio inicial não apresenta sintoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 90% dos casos são relacionados ao tabagismo e, por essa razão, poderiam ser evitados.

A tosse seca aparece de maneira persistente, por mais de três semanas, falta de ar ao fazer qualquer atividade ou mesmo em repouso, dores no tórax, sangue no escarro seguido de tosse etc.

 

O tratamento é cirúrgico, acompanhado de quimioterapia ou radioterapia. Dependendo da gravidade, podem ser usadas essas técnicas combinadas ou apenas uma delas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!