Especialidades

Quer saber como controlar o colesterol? Descubra!

Por Redação Doutíssima 23/04/2015

Você sabe como controlar o colesterol? O colesterol é nosso amigo e inimigo. Isso quer dizer que, em níveis normais, é uma substância essencial para o funcionamento normal do corpo, mas se os seus níveis no sangue ficam muito altos, torna-se um perigo silencioso, que nos coloca em risco de desenvolver problemas cardiovasculares. Com alguns cuidados, é possível manter o colesterol em níveis saudáveis.

 

Segundo Ministério da Saúde, cerca de 40% dos brasileiros têm colesterol alto e doenças associadas a esse problema, como infarto e AVC. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem no mundo devido às doenças do coração. No Brasil, cerca 300 mil sofrem infarto anualmente.

como controlar o colesterol

Aprender a como controlar o colesterol auxilia a prevenir doenças do coração. Foto: iStock, Getty Images

O que é o colesterol?

Antes de descobrir como controlar o colesterol, é preciso saber o que ele é e como atua em nosso organismo. O colesterol é encontrado em todas as células do corpo e tem funções naturais importantes. Ele é fabricado pelo corpo, mas também adquirido a partir de alimentos. O colesterol é à base de óleo e, por isso, não se mistura com o sangue, que é à base de água.

 

Ele é transportado pela corrente sanguínea pelas lipoproteínas. Uma delas é a lipoproteína de baixa densidade (LDL – o colesterol transportado por ela é conhecido como “mau” colesterol) e a lipoproteína de alta densidade (HDL – colesterol transportado por ela é conhecido como colesterol “bom”).

 

O LDL colesterol se deposita nas artérias e provoca o entupimento. Já o HDL retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

 

Como controlar o colesterol “ruim”

A combinação de vários fatores são fundamentais para quem batalha contra o LDL. Veja a seguir duas dicas importantes de como controlar o colesterol ruim:

Manter uma atividade física regular

Um dos fatores que contribuem para o colesterol alto e as doenças cardiovasculares é a inatividade física. “A falta de atividade física é um problema cultural mundial”, afirma Mauro Guiselini, consultor científico das atividades físicas do projeto “Uma cidade, um desafio”.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 33,5% da população adulta pratica o nível recomendado de atividades físicas em seu tempo livre. Segundo Dr. Mauro, recomenda-se que seja feita pelo menos três vezes por semana, sendo cinco o ideal.

como-controlar-o-colesterol

Atividade física regular ajuda no controle do colesterol. Foto: iStock, Getty Images

Cuidar da alimentação

Para quem quer aprender como controlar o colesterol, o uso de fitoesterol pode fazer parte da rotina. Estudos mostram que o seu consumo diário auxilia na redução das concentrações de LDL em até 10%.

 

O fitoesterol é comumente encontrado em sementes oleaginosas, laranja, tomate, cenoura, maçã e pão integral, entre outros, e permite que, durante o processo de absorção dos alimentos no intestino delgado, a absorção do “colesterol ruim” seja reduzida. Dessa forma, o colesterol não absorvido é eliminado pelas fezes.

como-controlar-o-colesterol

A maçã é um dos alimentos que ajudam a frear os níveis de colesterol. Foto: Shutterstock

Porém, o professor e diretor da unidade de Lípides do Instituto do Coração (Incor), Raul Dias dos Santos Filho, explica que o consumo de fitoesterol na quantidade necessária para a obtenção desse benefício é bastante difícil.

O cardiologista destaca que um estudo na cidade de São Paulo mostrou que o consumo médio dos paulistanos é de 100 a 200 mg/dia. “É impraticável consumir quase 40 laranjas por dia para obter 1 grama de fitoesterol, por exemplo”, explica. “A suplementação pode ser um procedimento a mais e é recomendada por diretrizes internacionais”, completa.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros