Fertilidade

Mitos e verdades sobre remédio para engravidar

Por Redação Doutíssima 24/04/2015

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 20% dos casais têm ou terão algum tipo de problema de infertilidade. Só no Brasil, de acordo com o Censo, são 8 milhões de casais. Com a promessa de ajudar no sonho das mulheres com dificuldades para ter filhos, a indústria farmacêutica oferece a opção do uso de remédio para engravidar.

 

Conheça alguns mitos e verdades que envolvem esse tipo de medicamento e, caso pretenda usar, converse sobre eles com o seu médico.

remédio para engravidar

Remédio para engravidar deve ser receitado por um especialista. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona o remédio para engravidar?

O remédio para engravidar atua como indutor da ovulação.  Entre os mais comuns está o citrato de clomifeno que regula o ciclo e, por isso, auxilia os casais que querem ter um bebê. Ele só é receitado após todos os exames anteriores apontar que as causas da infertilidade não são físicas, mas sim, em função de um ciclo irregular.

Remédio para engravidar: mitos e verdades

Nesse mundo de dúvidas, há muitas informações desencontradas que colocam incertezas na hora de optar por esse método. Saiba o que é mito e verdade quanto a esses medicamentos.

Posso comprar remédio para engravidar sem receita médica.

Mito. O remédio para engravidar que induz a ovulação só pode ser tomado se o médico recomendar. E não é qualquer médico. Esse tem que ser especialista no assunto. Isso porque, se a dosagem ou o período de uso for errado, as consequências podem ser inócuas ou  desastrosas.

O remédio para engravidar ajuda todo e qualquer caso de infertilidade.

Mito. O remédio para engravidar não tem esse poder todo. Por esse motivo, é sempre uma das últimas alternativas utilizadas pelos profissionais. Ou seja: depois que todos os exames já foram feitos no casal e todas as demais causas descartadas. Inclusive, após o casal ter tentado, por meio de relações sexuais regulares, por mais de um ano.

Se eu usar remédio para engravidar posso ter uma gravidez múltipla?

Verdade. Tudo vai depender de como cada organismo responde ao tratamento. Se a produção ovariana for estimulada sem controle, o risco de ter uma gravidez com vários bebês é bastante alto. A situação pode colocar em risco a vida da mãe e das crianças caso não tenha um acompanhamento profissional especializado.

Alimentos podem substituir remédios para engravidar

Mito. Existem alguns alimentos que potencializam a produção de hormônio, desde que consumidos de maneira assistida, prescritos na quantidade e frequência certas. Alimentos a base de zinco, ômega 3 e 6, vitamina E, ferro e licopeno são alguns que ajudam no ciclo ovulatório, protegem o aparelho reprodutor feminino, auxiliam na produção de hormônios e espermatozóides. Porém, se existe a necessidade de uma intervenção medicamentosa, a dieta não substitui o remédio para engravidar.  

Meu companheiro pode tomar remédio para aumentar o número de espermatozoides?

Depende. O campo de tratamento para infertilidade masculina ainda é restrito, mas existem alguns que prometem ajudar nessa tarefa. Uma boa conversa com o urologista, após o exame de medição da quantidade de esperma (espermograma) pode ajudar a definir qual a melhor solução se o assunto é ter filhos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!