Exercícios

Saiba como correr com treino intervalado

Por Redação Doutíssima 24/04/2015

Um treino intervalado é uma das melhores técnicas para corredores melhorarem a sua velocidade. Ele envolve períodos alternados de esforço de alta intensidade com períodos de esforço de baixa intensidade, que é chamado de recuperação. Além disso, o treino intervalado é capaz de queimar muito mais calorias que outras modalidades.

 

Como funciona o treino intervalado

A fase de recuperação é uma parte muito importante do treinamento intervalado. O padrão de stop-and-start treina o seu corpo para se recuperar rapidamente após a corrida rápida. E isso, ao longo do tempo, irá aumentar gradualmente a sua capacidade de correr mais rápido por mais tempo.

 

Há cada vez mais provas para apoiar que esse intervalo de formação é realmente eficaz, mais do que os mais longos de intensidade moderada dos exercícios aeróbicos. Pesquisadores da Universidade de McMaster, no Canadá, descobriram que três sessões de 20 minutos de treinamento intervalado ao longo de uma semana têm os mesmos benefícios que 10 horas de exercício constante ao longo de um período de duas semanas.

treino intervalado
Treino intervalado ajuda a aumentar a velocidade de corredores e beneficia a saúde. Foto: iStock, Getty Images

Por isso, os benefícios a longo prazo para a saúde deste tipo de treino são semelhantes aos obtidos na maioria dos tipos de exercícios de maior duração, de intensidade moderada, e de exercícios aeróbicos, ou seja, há um menor risco de muitas doenças crônicas, como cardíacas, diabetes tipo 2, derrame e alguns tipos de câncer.

 

O treino intervalado ajuda a perder peso?

Durante a fase de alta intensidade do treino intervalado, seu corpo queima principalmente carboidratos para energia, mas durante a recuperação, seu corpo queima gordura, principalmente para produzir a energia necessária para ajudar seu corpo a se recuperar do esforço intenso.

 

Este processo pode continuar por horas após o treinamento, e ajuda você a perder peso, desde que também esteja comendo de forma saudável.

 

Corrida e treino intervalado

Este treino é um dos exercícios mais eficazes para melhorar a velocidade de corredores. Aprender a correr mais rápido é um processo gradual. Alternando rajadas de corrida rápida com um período de recuperação, você irá treinar os seus músculos para trabalhar de forma mais eficiente e econômica em velocidades mais altas.

 

Segundo Keith Tolfrey, especialista em Fisiologia do Exercício, você não deve fazer o treino intervalado todos os dias. Este treino exige muito do corpo e você precisa ajudá-lo a se recuperar.

 

Caso não faça isso, é provável que você perca a motivação e, possivelmente, se machuque. Se você está acostumado a correr três vezes por semana, é possível usar uma dessas sessões para o treinamento intervalado.  Além disso, outra opção é correr cerca de 25 minutos, iniciando lentamente, caminhando 2 minutos e correndo outros 2 minutos.

 

Treino intervalado é seguro?

O treino intervalado parece fácil, mas é um trabalho árduo para todo o corpo, principalmente para o coração, os pulmões e os músculos. Se você está fora de forma ou não está se exercitando por um tempo, deve falar com o seu médico antes de começar.

 

Em geral, é aconselhável ter um bom nível de condicionamento aeróbico geral antes de realizar treinamento de alta intensidade de qualquer tipo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!