Filhos

Veja 5 desenhos educativos para estimular as crianças

Por Redação Doutíssima 24/04/2015

Seu filho gosta de desenhos educativos? A televisão não é babá de bebês, mas pode ajudar e muito no desenvolvimento infantil, principalmente a partir dos dois anos. Nesse contexto, entram alguns desenhos que podem estimular os pequenos a descobrirem universos coloridos e pedagógicos ao alcance de um clique.

 

Desenhos educativos: a partir de quando assistir?

Segundo estudos da Universidade de Montreal, no Canadá, até os dois anos de idade, a criança não deve assistir TV, nem a desenhos educativos. Isso porque, ao invés de ajudar, prejudica o desenvolvimento infantil. A partir dessa idade, ainda segundo os estudiosos, a televisão pode ser liberada, porém, até duas horas por dia.

desenhos educativos

Alguns desenhos exibidos na televisão podem ajudar no desenvolvimento da criança. Foto: iStock, Getty Images

Outra dica dica importante é não colocar a TV no quarto da criança. Cientistas da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health e da Stanford University pesquisaram cerca de 400 crianças no ensino primário,  e o resultado foi que que as que tinham TV no quarto possuíam um quadro de notas mais baixas que as demais.

Portanto, acostume seu filho a assistir aos desenhos em um ambiente comum à família. Dessa forma, você pode controlar o que ele assiste desde pequeno e o tempo em que ele fica exposto à televisão.

5 desenhos educativos para estimular seu filho

Todos os desenhos educativos listados aqui são transmitidos por TV por assinatura, mas se você não possui esse recurso, não se preocupe. A maioria está disponível na internet em sites oficiais ou mesmo em canais de transmissão de vídeo online.

1. A Casa do Mickey Mouse

Exibido pelo Disney Channel, foi formulado especialmente para os pequeninhos. Isso porque o famoso camundongo e seus amigos incentivam a criança a resolver pequenas tarefas, propõem brincadeiras e ensinam a contar, montar quebra-cabeças e incentivam a imaginação das crianças.

 

2. Peixonauta

A animação brasileira conquistou crianças do mundo inteiro. O desenho retrata as aventuras  de um simpático peixinho que vive entre o “mundo molhado” e o “mundo seco”. Ele busca constantemente soluções que incentivam a proteção do meio ambiente.

A criança é incentivada a repetir sequências, batendo palmas e os pés, e descobrir pistas ao longo dos episódios. Atualmente, é possível assistir pelo Discovery Kids.

3. Barney e seus Amigos

Exibido pelo canal Discovery Kids, o desenho é conduzido por um dinossauro roxo de 200 milhões de anos que ganha vida e, ao lado de seus amigos, cantam, dançam e estimulam a imaginação dos pequenos com conceitos de cooperação e amizade.

4. Angelina Bailarina: os seguintes passos

Essa carismática ratinha adora dançar e ensina as crianças sobre a importância da persistência para seguir seus sonhos. Os desenhos educativos da simpática Angelina foram inspirados na coleção de livros da escritora Katharine Holabird. O desenho é transmitido pelo canal Discovery Kids.

Embora ganhe a simpatia das meninas, não impeça seu filho de assistir ou o constranja dizendo que é um desenho para garotas. A dança e os desafios lançados nas histórias independem de gênero, algo que você pode ensinar a seus filhos desde pequenos.

 

5. Sid, o cientista

Transmitido pelo canal Discovery Kids, é um programa inteligente e questionador. Um dos melhores desenhos educativos para estimular a curiosidade dos pequenos. Por meio do desenho, eles se sentem convidados a falarem e pensarem como cientistas, o que faz com que explorem o mundo ao seu redor.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar