Receitas

Aprenda a fazer brownie sem glúten

Por Redação Doutíssima 25/04/2015

Você já ouviu falar do brownie sem glúten? Farinha de trigo, manteiga, chocolate, ovos e açúcar. Esses são os ingrediente para quem quer fazer um brownie, uma espécie de bolo que, diferente dos outros, não cresce. Nascida nos Estados Unidos, a receita já ganhou o mundo – e diversas adaptações.

 

Mas se você é celíaco, não fique triste, você pode fazer o brownie sem glúten e se deliciar. A ideia da receita é simples: cortar o glúten do alimento e permitir que aqueles que não podem incluir essa proteína em sua dieta também provem a iguaria americana.

brownie sem gluten

Brownie preparado sem glúten pode ser uma alternativa para pessoas celíacas. Foto: iStock, Getty Images

Receita de brownie sem glúten

Se você não pode consumir essa proteína, que tal experimentar uma receita de brownie sem glúten?

Ingredientes:

3 ovos

2 xícaras (chá) de açúcar demerara

½ xícara (chá) de óleo de coco

2 xícaras (chá) de chocolate em pó

2 colheres (sopa) de cacau em pó

2 xícaras (chá) de farinha de arroz

½ xícara (chá) de fécula de batata

1 xícara (chá) de nozes picadas

Modo de Preparo:

Para fazer o brownie sem glúten, bata os ovos com o açúcar demerara e adicione, aos poucos, o chocolate em pó e o cacau. Feito isso, junte o óleo de coco e bata até que a mistura se torne homogênea. Por fim, coloque a farinha de arroz e a fécula de batata.

Quando os ingredientes estiverem bem misturados, despeje o conteúdo em uma forma e leve ao forno pré-aquecido a 220 ºC. O brownie deve ficar pronto entre 15 a 20 minutos depois. Cuide para não deixar passar do ponto. Diferente de um bolo, o brownie sem glúten deve sair do forno com o palito ainda úmido.

Mas, afinal, o que é o glúten?

Segundo a nutricionista e consultora técnica da Associação dos Celíacos do Brasil (Acelbra RJ), Juliana Crucinsky, o glúten é uma proteína de baixo valor biológico e que não contém todos os aminoácidos essenciais.

“O glúten está presente em alguns cereais, como trigo, centeio, cevada e, por contaminação, na aveia. O problema é que ele não é bem digerido por nenhum ser humano”, explica Juliana.

Ela lembra ainda que, além da dificuldade na digestão, o glúten não cumpre nenhuma função específica no organismo.

Por que algumas pessoas não podem comer glúten?

A Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra) estima que dois milhões de brasileiros sejam celíacos, ou seja, possuem uma desordem relacionada ao glúten, embora a maioria permaneça sem diagnóstico.

A doença celíaca afeta o intestino delgado e interfere, de forma direta, na absorção de nutrientes que são fundamentais para o organismo. Carboidratos, proteínas, vitaminas, sais minerais e água estão entre eles.

Como explica a nutricionista Juliana, ao ingerir glúten, uma pessoa que possui a doença celíaca gera um aumento de permeabilidade no intestino, um processo inflamatório e a produção de anticorpos. São eles os responsáveis por destruir a mucosa intestinal e impedir a absorção dos nutrientes.

 

Brownie sem glúten: alternativa na alimentação

Não são poucos os alimentos isentos de glúten e, mesmo na hora de substituir ingredientes de pratos que costumam conter a proteína, como o brownie, há diversas possibilidades.

A farinha de trigo, a maior fonte de glúten consumida pelo brasileiro, pode ser substituída pela farinha de arroz, fécula de batata e polvilho, por exemplo. Juliana ressalta, no entanto, que mudança não costuma diminuir o nível calórico dos alimentos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!