Dieta

Suplementos para engordar podem causar danos à saúde

Por Redação Doutíssima 25/04/2015

Talvez você já tenha ouvido falar em suplementos para engordar. Enquanto muitas pessoas buscam perder peso com dietas e atividades físicas, há quem deseje justamente o contrário. Entre as alternativas, muitos optam por suplementos. Ricos em proteína, ajudam na formação do tecido muscular, o que aumenta o peso ou têm substâncias que aumentam o apetite.

 

Os suplementos para engordar que têm proteína são eficazes especialmente para as pessoas que se exercitam regularmente. Essa combinação resulta no aumento dos músculos.

suplementos para engordar

O consumo em excesso de suplementos pode gerar ganho de peso e afetar os rins. Foto:iStock, Getty Images

Cuidados com o uso de suplementos para engordar

Mas, é preciso ter muito cuidado com a ingestão de suplementos, inclusive com os suplementos para engordar. Isso porque pode haver comprometimento das funções renais caso o suplemento seja ingerido a longo prazo, de forma exagerada e, o mais grave, sem a indicação de um profissional.

Entre os suplementos para engordar mais populares atualmente está o whey protein, um composto de proteínas do soro do leite e sem a adição de gordura. Logo, acaba fornecendo menos gordura quando comparado a outras fontes de proteína animal na alimentação.

Consumido em excesso e a longo prazo, o suplemento pode gerar ganho de peso excessivo e ainda gordura corporal, desencadeando processos inflamatórios e perda do desempenho renal.

As proteínas de origem animal podem ser encontradas nos peixes, aves, carnes, ovos, além do leite e seus derivados.

Quando ingerimos carnes magras e laticínios magros, o consumo de gordura também é reduzido.Por isso, profissionais da saúde indicam a ingestão de alimentos saudáveis para reduzir a quantidade de gordura e aumentar a massa magra.

“A recomendação diária de proteínas inclui três porções de leite e derivados magros somadas, entre uma a duas porções médias de carnes magras (um filé de peixe ou um filé de frango ou um bife médio). Além de uma porção de alimentos fontes de proteínas vegetais, como feijões, soja e demais leguminosas (uma concha de feijão)”, recomenda a nutricionista Camila Gracia.

Isso, entretanto, não exclui o uso dos suplementos para engordar, é preciso buscar orientação e usar da maneira correta.

De acordo com o médico e nutrólogo Mohamed Barakat, especialista em Nutrologia e Metabologia e em Fisiologia, as proteínas do soro de leite hidrolisado, também chamado de whey protein, além de auxiliarem na constituição da massa muscular são aliadas para a saúde.

“Se consumido de maneira isolada, o whey proteín é absorvido muito rápido pelo organismo, entre 60 minutos no sangue e 90 minutos na célula. Atuando entre as refeições, libera muita fenilalanina – o que gera saciedade, e não retarda o esvaziamento gastrointestinal”, avalia Barakat.

Suplementos para engordar diminuem o estresse

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também aponta que o whey protein possui propriedades anti-hipertensivas e antiulcerosas, além de produzir efeito de redução da hiperglicemia, proteção celular e diminuir o estresse.

A proteína é um dos principais contribuintes na formação de músculos. Ela é uma molécula formada por aminoácidos que ajudam na construção do nosso corpo. Além das funções estruturais, as proteínas também têm funções reguladoras e defensivas em nosso organismo.

“Mas não imagine que apenas consumindo tudo isso seus músculos crescerão. Continue sempre com os treinos acompanhados de profissionais qualificados que farão a dieta e os exercícios corretos para o seu organismo e objetivo”, alerta o nutricionista.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!