Especialidades

Veja 5 dicas para fugir do estufamento abdominal

Por Redação Doutíssima 25/04/2015

Se você costuma ter a sensação de estufamento abdominal preste atenção ao que precede os sintomas. Antes de querer simplesmente livrar-se dele é preciso saber se a causa é de ordem simples como gases, excesso de comida ou se esconde uma doença que pode evoluir para algo mais sério.

Entenda o estufamento abdominal e veja dicas bastante simples para que eles parem de causar incômodos e transtornos na sua vida.

O que é quais as causas do estufamento abdominal?

Se trata de um incômodo no qual parece que o abdômen está sempre cheio – que é diferente de saciado. É algo desconfortável que pode vir acompanhado de distensão (inchaço) visível, dor ou apenas aquela sensação horrível de pedra no estômago.

estufamento abdominal

Estufamento abdominal pode ser indício de problemas de saúde graves. Foto: Shutterstock

O estufamento abdominal não é raro. Em torno de 30% das pessoas têm ou já tiveram esse sintoma. Isso porque as causas são as mais variadas. As mais comuns são gases, desconforto por comer muito ou rápido demais ou simplesmente ter o tique-nervoso de engolir ar.

Porém, o quadro pode ser indício de patologias como intolerância à lactose, azia e nos casos das mulheres, tensão pré-menstrual, sintoma de gravidez, cisto no ovário, fibroma uterino entre outras doenças.

5 dicas para você se livrar do estufamento abdominal

Antes de qualquer ação o ideal é você observar de que forma se dá esse desconforto. Se o abdômen estiver sensível ao toque, e você tiver febre, diarreia, não conseguir comer ou beber por mais de 8h é hora de procurar um gastroenterologista.

 

1. Coma sempre salada

O verdinho da salada não pode ser incluso apenas quando o assunto é perda de peso. Saiba que essa classe de alimentos é essencial para a boa digestão e evita o estufamento abdominal. Combine com porção de carboidrato e proteína e dê essa mãozinha para o seu estômago.

estufamento abdominal

Salada ajuda na boa digestão e evita o estufamento abdominal. Foto: iStock, Getty Images

2. Beba água

Fácil, né? Mas a maioria das pessoas não lembra desse santo remédio para problemas digestivos. Beber cerca de 2 litros de água ajuda a limpar o organismo e, limpo, ele trabalha melhor. Mas atenção, beba aos poucos, ao longo do dia. Senão a sensação de peso virá a partir da alta ingestão de líquidos.

estufamento abdominal

Beber água ajuda a limpar o organismo e, limpo, ele trabalha melhor. Foto: iStock, Getty Images

3. Evite alimentos que dão gases

Excesso de gases também causam desconfortos que, em casos mais graves, podem resultar até em internação hospitalar. Então, faça um balanço da sua comida e evite comer ao mesmo tempo vários alimentos que provocam gases. Refrigerantes, feijão, queijo, carne vermelha e alimentos processados devem ser comidos com moderação e de preferência separadamente.

estufamento abdominal

Alimentos como o feijão causam gases e devem ser evitados. Foto: iStock, Getty Images

4. Inclua fibra na sua alimentação

Outra dica simples é incluir alimentos como arroz, pães integrais, legumes, carnes magras e frutas nas suas refeições. Isso porque eles são rico em fibras, substância que ajuda a regular o intestino. Logo, evitam o estufamento abdominal. E quer mais uma dica: ajudam a emagrecer, pois um aparelho digestivo em dia é um poderoso aliado de qualquer dieta.

estufamento abdominal

Alimentos como o arroz integral são ricos em fibra. Foto: iStock, Getty Images

 

5. Vá fundo nos diuréticos

Diferentemente da água, os líquidos e alimentos diuréticos têm o poder de liberar todo o líquido retido no seu corpo e que, na maioria dos casos, também causam o estufamento abdominal. Chás e sucos a base de morango, melancia, hortelã e limão, além de ajudar a desintoxicar vão fazer você dar adeus ao desconforto em pouco tempo.

Sucos de melancia ajudam a desintoxicar o organismo. Foto: iStock, Getty Images

Sucos de melancia ajudam a desintoxicar o organismo. Foto: iStock, Getty Images

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!