Fitness > Moda

Veja dicas para escolher o tênis feminino correto

Por Redação Doutíssima 25/04/2015

Tênis feminino ou saltos, qual você escolheria para o dia a dia? Mesmo quem ama andar desfilando os “toc tocs” dos saltos altos exalando elegância ao andar, tem seus dias em que conforto é tudo o que se quer.

A boa notícia é que a democracia da moda permite, hoje mais do que nunca, o casamento perfeito entre elegância e conforto. O tênis é uma das alternativas para quem não abre mão disso.

tenis feminino

Os tênis casuais podem ajudar a montar looks elegantes sem abrir mão do conforto. Foto:iStock, Getty Images

Cada vez mais, as marcas investem tanto no design como no visual de peças que se tornam item de desejo das mulheres mais antenadas. Assim, o tênis feminino vai ganhando espaço nas ruas, seja na jornada de trabalho ou em momentos de lazer com família ou amigos. A versatilidade do tênis permite looks criativos para quem não abre mão do estilo.

Tênis feminino garante looks sofisticados

Pode parecer um paradoxo, mas o tênis não significa exclusivamente looks esportivos. Pelo contrário, ele pode fazer parte de um visual sofisticado que demonstra atitude e personalidade. Por isso, há modelos que casam perfeitamente com vestidos para ocasiões bem distintas, desde coquetéis ou happy hours a festas.

É possível harmonizar uma produção com tênis feminino que seja monocromática ou mesmo em tons contrastantes. Inspirações e tendências diferentes podem estar juntas, basta usar a criatividade. Por exemplo, uma minissaia pode ser complementada por um tênis com estilo mais descontraído e esportivo. Para arrematar, aposte em blusinhas mais soltas.

Já um jeans, permite um contraste um pouco mais ousado. Que tal acrescentar brilho a essa produção? A força do jeans com um tênis feminino que se destaque com algum material brilhoso, como o glitter, revela um visual incrível.

Versatilidade do tênis feminino

Beleza e conforto. Esses são dois pontos importantes para as consumidoras brasileiras segundo um levantamento realizado pela Giacometti Comunicação em 2011. Esse par, atualmente, consegue andar lado a lado com o tênis feminino.

Um dos modelo mais aclamados nas últimas temporadas de moda foi o tênis de bico fino. O tênis com formato alongado vem reinando soberano entre as celebridades e ganha as ruas. A variedade de texturas e estampas propostas tanto por marca nacionais como internacionais dá asas à imaginação.

Entre as estampas, destaca-se o animal print, que pode ser usado tranquilamente em looks mais básicos e casuais mas que, da mesma forma, podem compor um visual elegante durante o trabalho no escritório ou em atividades externas.

Como escolher um tênis

Se você decidiu abrir mão do salto pelo conforto, saiba que o tênis varia de acordo com a finalidade. Provavelmente, o sapato que está procurando vai servir para o dia a dia. Então, busque por tênis casuais.

Eles são escolhidos de acordo com o gosto da pessoa, já que podem ter visuais diferentes. Entretanto, é preciso comprar um que seja adequado ao seu tipo de pisada – que pode ser pronada, supinada ou neutra. Para saber qual o seu tipo, o melhor profissional que você pode consultar é o ortopedista.

Por fim, outro item importante na hora de comprar um tênis é escolher modelos que não apertem. De acordo com o fisioterapeuta Helder Montenegro, diretor do  Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, sapatos apertados podem causar inchaço nos membros inferiores, além de possibilitarem o aparecimento de calos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!