Estética

Geoterapia usa argila para prevenir os efeitos do tempo

Por Redação Doutíssima 26/04/2015

Se você não tem ideia do que seja geoterapia, saiba que a terra é uma poderosa fonte de poder de cura, graças a sua composição química e a energia atribuída à ela. Portanto, o termo nada mais é do que o uso desses benefícios em prol de um processo de rejuvenescimento e bem-estar.

Para isso, ela se utiliza de elementos simples como a argila, que tem provado ser um excelente elixir da vida saudável.

geoterapia

Terapia com argila pode ajudar no tratamento da acne presente na pele do rosto. Foto: iStock, Getty Images

Por que a geoterapia faz bem?

Mesmo as pessoas que não acreditam na energia vital da terra, não podem negar que ela possui propriedades únicas que, juntas, são capazes de proporcionar efeitos bastante benéficos para o organismo.

A quantidade de mineral contida na terra, sobretudo na argila usada na geoterapia, varia de onde ela é captada, mas, em geral, todas possuem grande quantidade de minerais como potássio, sódio, cobre, manganês, cromo, silício, ferro, cálcio e outros com comprovada ação revitalizante.

É o caso do magnésio que, nas suas mais diversas formas, atua contra doenças dos sistemas respiratório, circulatório, digestivo, combate diabetes e até a depressão. O zinco, também encontrado na terra, é um energético natural, coadjuvante na formação dos ossos e do sistema reprodutivo.

Por esse motivo, a geoterapia com argila tem como principal característica reconstruir tecidos, ser antienvelhecimento, desintoxicante, adstringente e secativa. Seu uso é mais comum no rosto, principalmente, no tratamento da acne.

Também pode ser utilizada em outras partes do corpo pois, por ativar a circulação, melhora a celulite, ameniza flacidez e ajuda na reconstrução celular. Nos cabelos, ajuda a controlar a caspa, a oleosidade e combate a seborreia.

Geoterapia: conheça os tipos de argila

De maneira geral, há diversos tipos de argila, sendo cada tipo bastante específico para os benefícios que você quer alcançar.

A argila branca tem como função deixar a pele mais macia e pode ser usada em qualquer tipo de pele. Já a rosa, tem ação esfoliante e, por isso, ajuda a remover manchas na pele. A argila vermelha auxilia no combate ao envelhecimento, na redução de peso e medidas, melhora a circulação da área colocada e funciona como hidratante, além de ser antiestresse.

Menos comum em algumas regiões, a argila dourada, bem como a vermelha, é esfoliante e combate radicais livres, porém melhora significativamente o tônus da pele. As argilas amarela e verde são ideais para quem sofre com pele oleosa, também são esfoliantes, hidratantes e nutrem as células enquanto melhoram a sua elasticidade.

Já a argila preta, é abundante em enxofre, substância conhecida por ser desintoxicante, anti-inflamatória e ajuda na eliminação de manchas. A roxa é rica em magnésio, portanto, estimula a produção do colágeno, o que mantém a pele longe da ação das rugas.

Em estudo apresentado no V Congresso Multiprofissional em Saúde, que ocorreu em 2011, no Paraná, os benefícios estéticos da geoterapia são ratificados, porém, com a ressalva que esses podem ser alcançados de acordo com o conhecimento do profissional que irá administrar o procedimento.

Por isso, é recomendado procurar pessoas qualificadas que possam lhe dar as orientações necessárias para que o seu objetivo na geoterapia seja alcançado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!