Maquiagem

Veja 5 dicas de maquiagem para esconder manchas

Por Redação Doutíssima 26/04/2015

Gravidez, acne, doenças de pele ou exposição ao sol podem deixar lembranças na nossa pele. As manchas podem aparecer por vários motivos e é preciso cuidado e dedicação para disfarçar as malvadas. Nessas horas, uma das soluções é apostar na maquiagem para esconder manchas.

 

5 dicas de maquiagem para esconder manchas

Quando aparecem no rosto, podem se tornar motivo de insegurança e baixa auto-estima. Por isso, separamos dicas infalíveis de maquiagem para esconder manchas enquanto aquele tratamento com um dermatologista não se encaixa na sua rotina. Confira os truques:

1. Cuidado diário

Uma coisa que é unanimidade entre todos os maquiadores profissionais é que quanto melhor a pele, menos maquiagem é preciso para deixá-la mais bonita. Isso porque a pele bem cuidada e tratada não precisa de tanta cobertura, já que as imperfeições não estão lá.

maquiagem para esconder manchas

Truques de maquiagem ajudam a esconder manchas do rosto. Foto: iStock, Getty Images

Você não vai precisar de maquiagem para esconder manchas se tratar o problema. E o tratamento começa com o cuidado diário de limpeza e hidratação da pele. Mas não se esqueça de consultar um médico!

2. Protetor solar com cor

 

O protetor solar é recomendado para o uso diário o ano todo e não apenas no verão. Além de diminuir os riscos de câncer de pele, ele protege seu rosto e corpo de outros danos causados pela luz do sol, como as manchas.

Mesmo aquelas que não foram causadas pela exposição ao sol podem ficar cada vez maiores e mais aparentes em razão dos raios UV. O protetor solar com cor (ou protetor tonalizante) protege a pele dos efeitos nocivos da exposição solar e ainda disfarça a aparência pouco uniforme de quem tem a pele com manchas.

 

3. Corretivo colorido

Esta dica é essencial para quem busca truques de maquiagem para esconder manchas. Os corretivos coloridos servem para neutralizar o tom da mancha e fazer com que ela fique menos aparente.

Para neutralizar é preciso encontrar o tom oposto da mancha. Colorações avermelhadas pedem um corretivo verde. Os tons de roxo são facilmente disfarçados com tons salmão. Manchas azuladas podem ser escondidas com corretivo laranja ou amarelo. Teste a melhor opção na loja antes de adquirir o produto para ter certeza de que a camuflagem vai funcionar.

 

4. Corretivo ou base para esconder manchas

O corretivo colorido vai neutralizar a mancha, mas não vai uniformizar com o seu tom de pele. Por isso, ainda é preciso usar um corretivo ou base para, aí sim, cobrir a pele com uma cor uniforme.

O corretivo pode ser usado apenas no local da mancha, enquanto a base serve para uniformizar o tom de pele como um todo. Você pode usar os dois juntos, mas cuidado para não exagerar. Muitos produtos acumulados em um mesmo ponto do rosto deixam uma aparência artificial, atraindo atenção justamente para aquele local que você tentou esconder. Pegue leve.

5. Acabamento

Um visual uniforme e livre de manchas depende de um bom acabamento. O pó nem sempre é necessário para finalizar, principalmente para quem não tem a pele do rosto oleosa. Para uma maquiagem bonita, opte por produtos com acabamentos mais próximos da luminosidade da sua pele.

Ferramentas como pincéis ou esponja para aplicar a base e o corretivo também ajudam, já que auxiliam a espalhar os produtos por igual em todas as partes do rosto sem pesar. No mais, produtos com fórmulas leves são sempre uma ótima pedida na maquiagem para esconder manchas!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!