Filhos

Bebê a caminho: pais levam em conta significado do nome na hora da escolha

Por Redação Doutíssima 27/04/2015

Todos os novos pais se preocupam com o significado do nome do bebê. E aqueles que não pensam nisso, em geral se arrependem do nome. É o que mostra um estudo realizado pelo portal britânico Bounty.com.

 

De acordo com o estudo, 20% dos pais arrependem-se do nome que deram aos seus filhos e, mesmo aqueles que não se arrependem, repensariam se fossem escolher um novo nome hoje.

significado do nome

Os nomes de familiares são usados como inspiração para nomear muitos bebês. Foto: iStock, Getty Images

Muitos gostam de homenagear familiares ou antepassados – e daí tiram sua inspiração e o significado do nome da criança. Por outro lado, alguns preferem nomes que signifiquem uma adjetivação positiva.

Existem também os que se baseiam em termos que estão na “moda”, como os personagens de filmes. O fato é que, qualquer que seja sua motivação, é preciso pensar muito bem no assunto.

 

Significado do nome: os mais escolhidos

Anualmente, o portal BabyCenter Brasil realiza uma pesquisa questionando os pais sobre quais os nomes escolhidos para suas crianças. Em 2014, por exemplo, os nomes mais escolhidos para menino e para menina foram, respectivamente, Miguel e Sophia.

Essas escolhas revelam um pouco da inspiração do brasileiro para buscar um nome de bebê e o significado do nome.

 

Miguel, por exemplo, possui origem hebraica e bíblica. O significado do nome é “quem é como Deus?”, questionamento retórico que é interpretado como um símbolo de humildade. Sophia, por outro lado, tem origem grega e também uma tradução literal, que significa “sabedoria”.

 

A maioria dos brasileiros, portanto, busca nomes com significados bíblicos ou de adjetivação positiva para dar aos seus recém-nascidos.

 

Significado do nome: o que levar em consideração?

Não é só o significado do nome que deve ser levado em consideração pelos pais. Existem alguns outros fatores que também merecem sua atenção.

 

A sonoridade, por exemplo, é um deles. É importante que o nome se harmonize com o sobrenome. Mais importante, ainda, é que o nome não dê oportunidade para que se torne motivo de piada.

Nomes extensos também devem ser evitados. Caso o nome que você esteja pensando em dar ao seu filho tenha quatro sílabas ou mais, desista.

 

Se a ideia é homenagear alguma celebridade, tenha ciência dos riscos. Hoje ela pode transmitir uma imagem positiva, mas amanhã talvez seja flagrada fazendo algo que seja tido como mau exemplo – e esse “mau exemplo” estará com seu bebê para o resto da vida.

 

Quais os cuidados ao registrar a criança?

A legislação brasileira é bastante subjetiva quanto ao registro de recém-nascidos. Na realidade, a única proibição existente é de nomes que possam expor ao ridículo seus portadores. Quando isso ocorre, é prerrogativa do oficial do cartório negar o registro.

Havendo insistência dos pais, instaura-se um procedimento administrativo, e é o juiz, depois de ouvido o representante do Ministério Público, quem decide se o nome é, ou não, adequado.

 

De toda forma, a lei brasileira também permite ao portador alterar seu nome. Há um prazo fixado para isso, que é de um ano após atingir a maioridade – ou seja, dos 18 aos 19 anos.

 

Se você não tiver ideia alguma de qual nome escolher, existem diversos sites na internet que podem auxiliá-lo nessa escolha.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!