Especialidades

Cirurgia é opção para tratar a ginecomastia

Por Redação Doutíssima 27/04/2015

Você sabe o que é ginecomastia? A hipertrofia da glândula mamária se caracteriza pelo aumento das mamas que acontece no corpo do homem e tem como causas uma série de fatores.

 

No Brasil, essa é uma condição extremamente comum e exclusiva do sexo masculino, informa o cirurgião plástico Henrique Pontes Ferraz. Segundo ele, na maioria dos casos, ela se manifesta com a chamada ginecomastia puberal, que ocorre no início da adolescência e tende a regredir espontaneamente. Nesse caso, não necessita de intervenção cirúrgica para seu tratamento.

ginecomastia

O aumento das glândulas mamárias em homens pode ser eliminado com cirurgia. Foto: iStock, Getty Images

Embora maior incidência seja mesmo em adolescentes, a ginecosmastia pode ser desenvolver em qualquer fase da vida, indica Ferraz, podendo afetar uma ou ambas as mamas. “Quando unilateral e de crescimento rápido, devemos dar uma atenção maior, a fim de excluir qualquer doença maligna”, afirma.

 

Entre as suas causas, há várias situações possíveis, aponta o médico. Entre elas, podem ser citadas o uso de algumas medicações, de drogas (como a maconha), esteroides anabolizantes, distúrbios hormonais, doenças hepáticas e renais e desordens genéticas. “Entretanto, a maioria dos casos pode ser considerada como fisiológica ou idiopática, onde não há uma causa bem definida”, diz.

 

Ginecomastia e pseudoginecomastia

Conforme o cirurgião Pedro Martins, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), se o homem permanecer com o incômodo aumento das mamas ao chegar à fase adulta, é preciso investigar. Mas, antes, é importante distinguir dois aspectos: é fundamental separar os conceitos de pseudoginecomastia e ginecomastia.

O primeiro é diagnosticado quando o adolescente ou o adulto apresentam acúmulo de gordura na mama. “Já a ginecomastia mesmo é o aumento da glândula mamária”, completa o cirurgião.

Para resolver a questão do acúmulo de gordura, explica o médico, a solução é simples: uma lipoaspiração acaba com a pseudoginecomastia. A ginecomastia vai ser combatida com um procedimento um pouco mais complexo, que é a remoção cirúrgica da glândula mamária.

Como funciona a cirurgia

Caso o aumento das mamas seja percebido, a primeira ação deve ser procurar um cirurgião plástico. A partir dessa consulta, o profissional ira avaliar a necessidade de exames adicionais. Após essa avaliação minuciosa, é que se decide pelo melhor tratamento, que pode ser cirúrgico.

 

Conforme o cirurgião plástico Henrique Pontes Ferraz, a maior parte das cirurgias de correção da ginecomastia tem finalidade estética, embora, em casos raros, possa existir uma neoplasia associada, exigindo a retirada de tumor.

 

Ele explica que a cirurgia é individualizada para cada caso e depende do grau de ginecomastia. “Em casos mais graves, são necessários procedimentos mais complexos, que incluem ressecção de pele“, exemplifica.

 

A recuperação, afirma o médico, costuma ser rápida. Na maior parte dos casos, o paciente retorna às atividades rotineiras dentro de 7 a 14 dias. “Atividades físicas que envolvam os membros superiores são liberadas em torno de 30 a 45 dias”, informa.

Ginecomastia causa constrangimento

De acordo com o cirurgião Pedro Martins, salvo a questão de tumores, o aumento da glândula mamária não causa problemas físicos ou de saúde ao homem.

“A não ser constrangimento ou vergonha, aspectos que surgem normalmente na adolescência, pois os garotos sentem-se incomodados com os volumes sob as roupas”, diz o cirurgião. É comum haver bullying e as consequências psicológicas podem deixar marcas.

Mas é claro, ressalta Martins, que diante de qualquer sinal, seja de pseudoginecomastia ou ginecomastia, uma investigação médica é a primeira providência a ser tomada. Quanto à prevenção, o médico explica que é difícil tocar no problema por esse prisma, mas que, como qualquer doença, o diagnóstico precoce é que vai sinalizar a solução mais rápida do problema.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!