Sexualidade

Estudo aponta que homens preferem sexo matinal

Por Redação Doutíssima 27/04/2015

Um estudo recente revelou que os homens preferem sexo matinal, enquanto as mulheres estão mais dispostas ao sexo na parte da noite. Para justificar essas conclusões, os cientistas atribuíram o maior desejo matinal dos homens aos hormônios. O resultado do estudo foi publicado site britânico Mirror Online.

 

Por que os homens querem sexo matinal?

Antes mesmo de acordar, o homem possui um nível bastante elevado de testosterona, aproximadamente de 25% a 50% maior do que em outros momentos do dia.

sexo matinal

Homens podem preferir sexo pela manhã pelo alto nível de testosterona no corpo. Foto: iStock, Getty Images

Esse fenômeno é explicado porque a glândula pituitária, localizada no cérebro e que controla a produção do hormônio sexual, esteve “ligada” a noite inteira e os níveis de testosterona foram crescendo ao longo da noite.

 

É verdade que as mulheres também produzem testosterona, mas nelas isso ocorre em menor escala ao longo da noite e, além disso, o nível desse hormônio é contrabalanceado por outros hormônios, como o estrogênio e a progesterona.

 

Por outro lado, a quantidade de sono do homem também é capaz de elevar seus níveis de testosterona em até 15% – o que também explicaria o motivo de eles preferirem sexo matinal. Essa é a conclusão de um estudo publicado no Journal of the American Medical Association.

 

Hormônios após a manhã

A partir do momento em que o homem começa a preparar-se para mais um dia de trabalho, diminui a sua vontade de sexo matinal. Isso porque aumenta o nível de cortisol em seu corpo, que é o hormônio do estresse e que neutraliza a ação da testosterona.

 

A produção de testosterona se mantém ao longo do dia, já que o hormônio atua também no crescimento muscular e na produção de espermatozoides. Todavia, aqui há muita instabilidade, já que os níveis caem e sobem em ciclos de 90 minutos, em resposta às demandas biológicas do organismo masculino.

 

É possível enganar os hormônios masculinos?

De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, o exercício físico por 30 ou 40 minutos, após um longo dia de trabalho, é capaz de elevar a testosterona tanto no homem quanto na mulher. O levantamento constatou que os homens que fazem alguma atividade física depois do trabalho tiveram 30% mais relações sexuais à noite, e 26% mais orgasmos.

 

No entanto, é preciso esclarecer que o fato de os homens terem mais disposição para o sexo matinal não significa que eles não estejam dispostos para o sexo noturno. Realmente, à noite os níveis de testosterona dos homens continuam mais elevados do que os da mulher – apenas não tão altos quanto estavam na parte da manhã.

 

Mulheres e sexo matinal

Ao contrário do que ocorre com os homens, nas mulheres os níveis de testosterona são influenciados biologicamente pelo ciclo menstrual. De acordo com estudos recentes, os níveis de testosterona em uma mulher são 30 vezes maiores na metade do que no início desse período.

 

Além disso, uma pesquisa da Universidade do Texas revelou que os níveis de testosterona de uma mulher sobem em razão da “antecipação” do sexo com seu parceiro – talvez daí o motivo de ela ser mais propensa ao sexo noturno, quando passou o dia longe da pessoa amada, e não ao sexo matinal.

 

O levantamento observou mulheres que mantêm relações a longa distância, e coletou amostras de saliva delas em cinco momentos distintos. Os maiores níveis de testosterona foram registrados no dia anterior a elas verem seu parceiro.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!