Motivação

O poder do não: veja dicas para negar sem culpa

Por Redação Doutíssima 27/04/2015

Em muitas situações, as pessoas deixam de usar o poder do não e acabam aceitando tudo. Porém, o excesso de “sim” pode causar muitos problemas, tanto de ordem pessoal quanto profissional – e até de saúde. Resolver essa condição nem sempre é fácil, mas você pode conhecer dicas para que possa usufruir do “não” e ter mais tempo, liberdade e saúde.

 

Por que não usamos o poder do não?

Em 2010, a International Stress Management Association, Isma-Br, realizou um estudo no qual constatou que cerca de 62% dos brasileiros sofrem com a sobrecarga de tarefas. Esse dado coloca a falta de tempo no topo da lista dos maiores causadores de estresse.

o poder do nao

Aprender a dizer “não” para as pessoas pode fazer muito bem para a saúde mental. Foto: iStock, Getty Images

As causas que fazem você entrar nesse ciclo da falta de tempo – e aceitar tudo o que lhe pedem – são muitas. Medo, insegurança, baixa autoestima e até excesso de autoestima podem estar entre elas sem que você perceba.

O desejo de não se indispor com amigos, familiares e colegas de trabalho se funde com a vontade de agradar a todos, o que pode impedir você de usar o poder do não na hora em que precisa.

Às vezes, essa dificuldade de usar o poder do não pode estar relacionada a uma autoestima elevada. Você pensa que pode dar conta de tudo que lhe é pedido ou, quando visualiza grandes oportunidades, não quer perder nenhuma de vista e acaba se sobrecarregando.

O mais importante é você identificar o seu caso e saber que usar o poder do não, ao contrário do que muitos pensam, faz bem a sua saúde física, mental e social.

Dicas para exercitar o poder do não

Avalie o quanto está motivado para fazer determinada tarefa e qual o tempo que terá para desempenhá-la. Muitas vezes, o pedido é bastante atraente, mas, se você não tiver tempo, poderá se sentir ansioso, angustiado e até sem motivação para continuar o projeto que começou.

1. Não se explique muito

Quanto mais você se justificar, mais difícil será exercer o poder do não. Eleja um motivo que para você seja bastante relevante e o sustente até o fim, sempre de maneira simpática e firme.

2. Não lote sua agenda com compromissos que não são seus

Isso é bastante comum de acontecer se você tem muitos amigos. Ajudar as pessoas é diferente de estar à disposição delas o tempo inteiro. Se estiver fazendo a maioria das tarefas por obrigação, termine as que foram prometidas e dê um tempo em novos “sims”.

3. Trabalhe com alternativas

Se você não puder realizar determinada tarefa e souber de outra pessoa que está disponível para isso, passe o contato. Ou mesmo se não puder fazer o que lhe pedem de maneira integral, negocie uma maneira de ajudar dentro de suas possibilidades.

4. Você não é obrigado a dar a resposta do que solicitam na mesma hora

Se estiver em dúvida, peça um tempo para analisar, rever seus compromissos, sua motivação e as reais razões pelas quais aceitaria ou não o pedido. Apenas depois de tudo isso, dê a resposta. E não se preocupe se for um “não”. Ninguém é super-humano. Reconheça seus limites.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!