Fertilidade

Saiba o que é e como reconhecer os sintomas da nidação

Por Redação Doutíssima 27/04/2015

Você sabe reconhecer a nidação? Tudo está bem até que, de maneira inesperada, ocorre um pequeno sangramento vaginal. O que muitas podem achar que é a menstruação chegando sem avisar pode ser o processo que antecede a gravidez e que serve para fixar o óvulo na parede uterina.

 

O que é nidação?

É  o que ocorre com o óvulo fecundado depois que ele entra no útero e se fixa no endométrio, camada que recobre as paredes uterinas internamente. O processo é necessário para que o óvulo ache condições para se desenvolver.

nidacao

Sangramento vaginal parecido com borra de café pode significar fixação do óvulo. Foto:iStock, Getty Images

O óvulo, durante a relação sexual, é fecundado pelo espermatozoide nas Trompas de Falópio, e percorre um longo caminho até chegar no útero. Esse movimento pode demorar de quatro a 15 dias para entrar no útero e ocorrer a nidação.

Por que o teste de gravidez deu negativo?

Mesmo que o óvulo já tenha sido fecundado nas trompas, o teste de gravidez, seja ele de farmácia ou exames de sangue, pode dar negativo. Isso ocorre porque ele ainda não chegou ao útero e não está fixado no endométrio.

É somente a partir do momento que ocorre a nidação que o corpo da mulher começa a produzir o HCG, hormônio que, quando entra na corrente sanguínea, acusa a gravidez nos exames de sangue e urina. Antes disso, os indícios de gestação podem passar invisíveis pelos testes.

Sintomas da nidação

Quando ela ocorre, é normal o corpo apresentar algumas manifestações físicas as quais, na maioria dos casos, são sutis. Podem ocorrer cólica, náuseas, tontura, enjoo e até sensibilidade no seio.

Os sintomas são semelhantes ao da gravidez, já que o processo faz parte da gestação. É sempre bom estar atenta às mudanças que ocorrem na sua rotina de saúde, anotar os sintomas e, em caso de dúvidas, procurar o seu ginecologista.

Qual a diferença para a menstruação?

Muitas mulheres ao perceberem sangramento vaginal acreditam estar menstruadas, quando, no entanto, elas estão entrando em um processo oposto, que é o da gravidez. A primeira diferença é a aparência que, na nidação, é aquosa, semelhante à borra de café. A menstruação é mais espessa.

Outra dica é você calcular a data da sua última menstruação e, a partir dela, ver qual é o seu período fértil. Se manteve relações sexuais dentro desse espaço de tempo e, em alguns dias acontece o sangramento, há uma grande chance de ser nidação.

Pílula do dia seguinte

O uso da pílula do dia seguinte não é recomendado como método contraceptivo devido à grande quantidade de hormônios que concentra. De acordo com o Ministério da Saúde, ela só pode ser usada em caso de emergência. De acordo com o período do ciclo menstrual, tem funções diferentes.

Se a pílula, como o nome sugere, for tomada no dia seguinte da relação sexual que a mulher manteve em período fértil, ela altera a parede interna do útero e impede a implantação do óvulo. Nesse caso, o óvulo fecundado é eliminado junto com a menstruação.

Caso a mulher tome a pílula após a aderência do óvulo no endométrio, ela não impede a gravidez e, por se tratar de hormônios, não causa danos ao desenvolvimento do embrião.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!