Exercícios

Treino com fitball ajuda a definir as curvas

Por Redação Doutíssima 27/04/2015

Modismos fitness vêm e vão, mas uma modalidade que ganhou espaço é o fitball, ou bola suíça. Primeiro usada por fisioterapeutas na Suíça, a bola cresceu em popularidade após ter seus benefícios para a saúde do corpo comprovados.

 

Hoje, ela é utilizada em treinamento esportivo, aulas de ginástica, yoga e Pilates. Além disso, ela proporciona exercícios que você pode fazer em casa.

fitball

Uso de bola suíça em exercícios pode ajudar no fortalecimento da coluna vertebral. Foto: Shutterstock

Benefícios dos exercícios com fitball

Seu core – termo relacionado ao pilates e parte mais profunda da musculatura que assume a responsabilidade de estabilizar a região lombar – é uma das regiões mais beneficiadas pela fitball.

Segundo Kristin Lewis, diretora do LifePersonal Trainers na Austrália, o principal benefício dessa bola é que o corpo consegue responder à instabilidade. Isso quer dizer que a pessoa, para permanecer equilibrada, precisa trabalhar mais os músculos..

 

Segundo a especialista, as bolas são ótimas para adicionar variedade a um programa de exercícios. É possível usá-las como um substituto para pesos tradicionais em muitos exercícios, e como ferramenta de treino estacionário ou dinâmico.

 

Que outros benefícios posso ter?

Os músculos abdominais, em geral, são inativos no corpo humano. Para ativá-los, são necessários exercícios que exijam sua utilização.

Usar a bola suíça para esse tipo de treino é uma excelente opção, de acordo com uma pesquisa publicada no Journal of the American Physical Therapy Association, segundo a qual a fitball gera melhores resultados do que as superfícies tradicionais.

 

Por outro lado, exercícios de coluna feitos com a bola suíça fortalecem a estabilidade da coluna vertebral. É o que indica um levantamento feito pela Universidade Estadual da Califórnia.

Os pesquisadores analisaram dois grupos de indivíduos, um que treinou com a bola, e outro que fez exercícios tradicionais. Depois de 10 semanas, os que usaram a bola suíça tiveram melhores resultados do que aqueles que não a usaram.

 

Quais os exercícios indicados?

É preciso avançar aos poucos nos treinos com a bola suíça. Os exercícios básicos podem ser feitos em casa, mas os mais elaborados devem ser orientados por profissionais. Tente esses dois:

 

1. Aquecimento

Comece mobilizando sua coluna. Para isso, sente-se na bola, contraia os músculos abdominais e estabilize a parte superior do seu corpo. Então, movimente sua bacia para frente e para trás para, em seguida, rolar os quadris de um lado para o outro. Faça cinco círculos de quadril completos para cada lado.

 

2. Equilíbrio

Sente-se ereto em cima da bola, levante um pouco seu pé direito e, simultaneamente, estenda seu braço esquerdo acima da cabeça. Troque os lados. Quando conseguir fazer essas transições sem perder o equilíbrio, considere-se pronto para os exercícios mais avançados.

 

Cuidados ao usar a fitball

Antes de iniciar exercícios com a bola, tenha certeza que você é fisicamente capaz. Isso não significa que você precisa ser um atleta, porque os exercícios são feitos para todas as pessoas. Basta verificar as suas condições médicas.

 

1. Escolha a bola

Escolha o tamanho certo de sua fitball.

2. Aqueça

Aqueça aproximadamente de seis a oito minutos, com exercícios de cardio.

3. Roupas

Use roupas fitness e sapatos com boa tração para que você possa ter um bom desempenho.

4. Tapete

Além disso, use um tapete para exercício ou segure em uma parede para o equilíbrio durante os exercícios com fitball.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!